[Fechar]

Últimas notícias

Londrinense está a um empate do inédito título da Liga Futsal

Goleiro Gian é um dos destaques do Carlos Barbosa, que encara neste domingo o Orlândia na grande decisão

Ulisses Castro/ACBF/Divulgação
Gian pode ser campeão da principal competição do País logo em seu segundo ano no time gaúcho

O goleiro londrinense Gian pode comemorar neste domingo o inédito título da Liga Nacional de Futsal. Jogando em casa, o Carlos Barbosa-RS está a um empate do seu quinto título brasileiro. Na primeira partida, a equipe gaúcha venceu o Orlândia-SP por 5 a 3. O time paulista precisa vencer no tempo normal e na prorrogação para ser campeão.
No futsal desde os cinco anos, Gian passou pela Arel, AFML e Iate Clube e já adulto atuou em Ibiporã e no Londrina Futsal, quando jogou a sua primeira Liga Nacional, em 2002. "Sempre fui goleiro. Meu pai era goleiro e via ele jogando. Por isso, nunca quis outra posição", frisou. Atualmente Gian está entre os três melhores goleiros do País.
Antes de chegar ao Carlos Barbosa, em 2014, Gian jogou em Maringá, Rio Verde (GO), Umuarama, durante seis anos, Jaraguá do Sul (SC) e Concórdia (SC), onde foi vice-campeão da Liga, em uma final justamente contra o Orlândia.
Sendo convocado constantemente para a seleção brasileira desde 2013, o goleiro reconhece que vive a melhor fase da carreira. "De 2013 para cá, realmente as coisas têm acontecido. Melhor goleiro do Brasil, propostas de grandes equipes e agora a oportunidade de voltar a uma final", apontou. Para 2016, Gian discute a sua renovação de contrato e também analisa uma proposta de um outro grande clube.
Gian espera que o ótimo momento seja coroado com a convocação para disputar a Copa do Mundo, em 2016, na Colômbia. "Vivo esta expectativa e a meta é continuar atuando em alto nível para estar entre os três goleiros que serão convocados".
Para a decisão de hoje, o Carlos Barbosa conta com a empolgação da sua apaixonada torcida para voltar a ser campeão depois de seis anos. "No Rio Grande do Sul tem o Inter e o Grêmio e aqui em Carlos Barbosa tem a ACBF. A torcida é muito maior para o futsal do que para a dupla Grenal. Eles usam a camisa do clube, se reúnem para assistir e ouvir os jogos. A paixão é muito grande", contou. A cidade tem 25 mil habitantes e mesmo assim os seis mil ingressos para a decisão foram vendidos em menos de 48 horas. A final começa às 13h, no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra.
"Não podemos deixar esta empolgação nos atrapalhar. A vitória no primeiro jogo foi um passo pequeno para o título. Não podemos vacilar já que o Orlândia é uma grande equipe e vem de quatro finais consecutivas", ressaltou. O time paulista foi campeão da Liga em 2012 e 2013.
O goleiro londrinense se mostrou feliz com o retorno do futsal adulto em Londrina. Este ano, a UniFil foi vice-campeã do Paranaense da Série Prata e estará na elite do estado em 2016. Gian comentou que acompanha o futsal da cidade e tem muitos amigos jogando por aqui. "Fico feliz com esta retomada. Pelo que representa Londrina no futsal, a cidade não pode ficar sem representante. Tenho um sonho de um dia voltar a jogar em Londrina. Se houver uma oportunidade em algum momento, vou com o maior prazer. Amo esta cidade e tudo que aprendi devo a ela", finalizou.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2