[Fechar]

Últimas notícias

Após chuva, Exército e BM auxiliam na recuperação de Porto Alegre

Quatro equipes de 10 militares auxiliarão a equipe da Smam, diz prefeitura.
Capital tinha 35 vias bloqueadas e 165 clientes sem luz na noite de sábado.

Do G1 RS
O Exército e a Brigada Militar encaminharão equipes para auxiliar os órgãos da Prefeitura de Porto Alegre no trabalho de recuperação do município, atingido por um temporal que provocou transtornos em várias regiões. Em reunião realizada à tarde entre o prefeito em exercício Sebastião Melo e os titulares das secretarias, foi definido que quatro equipes de 10 militares auxiliarão a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam).
Posto de gasolina ficou destruído na avenida Praia de Belas, em Porto Alegre  (Foto: Diego Guichard / G1  )Posto de gasolina ficou destruído na Avenida
Praia de Belas (Foto: Diego Guichard / G1 )
O temporal que afetou a cidade durante a noite de sexta derrubou parte dos telhados de dois centros de compras e de pelo menos um posto de combustível na Região Central, além de destelhar residências e causar a queda de árvores, postes e semáforos em várias localidades. Segundo a prefeitura, até por volta das 20h havia 35 vias bloqueadas e 40 semáforos fora de operação devido à falta de luz. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) já recolheu 380 toneladas de resíduos.
A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). contabiliza cerca de 165 mil consumidores sem energia. Os bairros mais afetados são Centro, Menino Deus, Cidade Baixa, Petrópolis, Bonfim, Floresta, Rubem Berta, Auxiliadora, Rio Branco, São João, Azenha, Bela Vista, Farroupilha, Independência e Ilhas, e a prioridade é o restabelecimento da luz em hospitais, estações de água e locais onde moram pacientes que necessitem de energia para tratamentio.
Portão de escola infantil na rua Gomes Carneiro veio abaixo com a força do vento em Porto Alegre  (Foto: Claudemir Souza / Arquivo Pessoal )Portão de escola na Rua Gomes Carneiro veio
abaixo (Foto: Claudemir Souza / Arquivo Pessoal )
Durante a reunião, Melo exaltou a união entre os órgãos públicos para auxiliar moradores atingidos. "Comprovamos mais uma vez que o engajamento de todas as equipes, independente de secretaria ou esfera de governo, é o grande responsável pelo sucesso nas nossas ações. A população também colaborou com a paciência que esses momentos exigem. Estamos reforçando todas as equipes para retornar a uma condição de normalidade", afirmou.
Ventos de quase 120 km/h
De acordo com o Metroclima, sistema de meteorologia da prefeitura, a ventania chegou a 119,5 km/h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do bairro Jardim Botânico. O meteorologista Cléo Kuhn explicou que o temporal foi causado pelo encontro  da frente fria que originou a chuva com uma massa de ar quente, o que ocasionou a formação de nuvens que se aproximaram do solo. Ele vê "grande possibilidade" de que a cidade tenha sido atingida por um tornado.
"A gente vê materiais retorcidos em tudo quanto é canto, e os materiais ficam retorcidos porque o vento gira. O que vai determinar se foi um tornado é a avaliação dos estragos, o jeito que as árvores quebram", explicou.
Árvores caíram sobre carros no temporal de Porto Alegre  (Foto: Jefferson Botega / Agência RBS )Árvores caíram sobre carros no temporal de Porto Alegre (Foto: Jefferson Botega / Agência RBS ) FONTE - GLOBO.COM
UA-102978914-2