[Fechar]

Últimas notícias

PM não descarta participação de policiais em assassinatos de Londrina

Um militar e mais 11 pessoas foram mortas entre sexta (29) e sábado (30).
Essa é uma das linhas de investigação, diz Coronel Mauricio Tortato.

Luciane CordeiroDo G1 PR
Policial militar morto em Londrina foi entrerrado neste sábado (30) (Foto: Luciane Cordeiro/ RPC)Policial militar morto em Londrina foi entrerrado neste sábado (30) (Foto: Luciane Cordeiro/ RPC)
Diante da morte de onze civis e de um policial militar, entre a noite de sexta-feira (29) e a madrugada de sábado (30), o comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Mauricio Tortato, afirmou que uma das linhas de investigação considera a participação de policiais nos assassinatos. A inteligência e a Corregedoria da PM estão à disposição das investigações, de acordo com o comandante.

"Essa é uma das linhas de investigação que estamos trabalhando. A Polícia Militar não é condescendente  com nenhuma forma de vingança, nossa pauta é pela legalidade e pelo cumprimento dos diretos humanos. Se identificarmos que há a participação de militares em ações não pautadas pela lei, para vingar a morte de quem quer que seja, todos os procedimentos previstos serão adotados”, complementou o coronel.
A onda de assassinatos, em Londrina, no norte do Paraná, começou após a confirmação de que o policial militar Cristiano Luiz Botino, de 34 anos, foi morto na zona norte. Nove homens morreram após serem atingidos por disparos de arma de fogo, três deles estavam na mesma casa.

Duas pessoas morreram no hospital, de acordo com a Polícia Militar. Os hospitais e unidades de saúde da cidade registraram ainda a entrada de pelo menos 16 pessoas baleadas. Destes, pelo menos dois estão em estado grave.
O policial foi enterrado nesta tarde no cemitério municipal São Pedro. Um grande cortejo policial saiu do 5° Batalhão da PM e seguiu até o cemitério. O helicóptero do Grupamento Aeropolicial e Resgate (Graer) ajudou na segurança das pessoas que estiveram presentes no sepultamento.
Comandante-geral da Polícia Militar afimrou que instituição não pode entrar em pânico (Foto: Alceu Nascimento/RPC)Comandante-geral da Polícia Militar afimrou que instituição não pode entrar em pânico (Foto: Alceu Nascimento/RPC)
Reforço na segurança em Londrina
De acordo com o comandante-geral, a Polícia Militar age a partir de agora para restabelecer o nível de segurança na cidade. Ele afirmou que a Polícia Civil tem a disposição o setor de Inteligência e a Corregedoria da PM para que a sociedade tenha uma resposta sobre essas mortes. O policiamento, segundo Tortato, será reforçado na cidade.
"Vamos desencadear ações para apurarmos todos os fatos e ainda restabelecermos a segurança na cidade de Londrina. Queremos saber qual foi a motivação de todos os crimes e efetivamente cessarmos esse ciclo de violência que está gerando uma situação absolutamente extraordinária", argumenta Tortato.
O coronel descartou uma ação orquestrada por organização criminosa para assassinar policiais. Entretanto, ele acredita que existam criminosos se aproveitando do momento.

“Não temos, pela área de Inteligência da polícia, nenhum indicativo de determinação de mortes por facção criminosa ou de ação concentrada e planejada. Os fatos iniciais mostram algumas coincidências ocorridas em todo o estado com ênfase em Cuririba e região e também em Londrina", detalha o Comandante-geral. " Acredito que criminosos estão surfando nesta onda para fazer algum ajuste de contas, para assim imputar a responsabilidade na conta da Polícia Militar do Paraná", pontua.

Situação extraordinária
O secretário estadual de Segurança Pública Wagner Mesquita reforçou que as mortes cometidas em Londrina foram situações extraordinárias e que serão investigadas. Para evitar mais casos e restabelecer a ordem, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), em conjunto com os departamentos Penitenciário e de Inteligência montarão uma força tarefa para barrar o avanço da violência. 
"É inadmissível que percamos o controle da lei e da ordem em uma cidade como Londrina. Isso não vai acontecer. Estamos trabalhando para identificar pessoas que venham a fomentar crimes contra policiais, bem como provocar um estado de insegurança", enfatizou o secretário. 
Sobre possível atuação de facções criminosas em ações contra policiais, Mesquita reafirmou que não há ordem do crime organizado. "Ainda não há nenhuma ordem de crime organizado para ações contra policiais militares no Paraná. No entanto, os fatos que aconteceram na cidade de Londrina tem uma outra leitura que só a investigação indicará qual é", acrescentou Wagner Mesquita.
30 disparos
Um vizinho da casa onde três pessoas morreram contou que ao menos seis homens chegaram em frente ao imóvel, quebraram uma janela e dispararam mais de 30 vezes.
“Quando acabou, os caras entraram no carro e foram embora. [Os atiradores] estavam de colete e alguns com roupa preta. Eram uns cinco ou seis homens nos carros. Após efetuarem os tiros, foram embora”, conta o homem que não quis se identificar.

Uma mulher que é parente de um dos mortos disse que os mortos e feridos estavam reunidos na casa conversando e tomando cerveja, quando ocorreu os tiros.

“Todos que estavam na casa eram amigos, e na hora do tiroteio estavam conversando, tomando cerveja. [Os atiradores] chegaram e deram os tiros pelo vidro do portão. Inclusive, ao lado de uma das pessoas que morreram estava uma criança. Três morreram na hora e três ficaram feridos. As mulheres saíram correndo”, relata. Duas crianças que estavam na casa não se feriram.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, a expectativa é de que os autores dos crimes sejam identificados nas próximas horas.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) informou que equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) foram deslocadas para reforçar a investigação em Londrina. A secretaria não faz ligação das nove mortes com o falecimento do policial militar.
“Ainda é cedo para tecer qualquer linha, a polícia trabalha com todas as investigações (...) Já estamos deslocando equipes de apoio tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, com foco imediatamente no reforço da investigação para que se estabeleça, então, a linha de autoria e materialidade para cada delito desses, que são delitos graves. Tanto o que vitimou o policial militar, quanto o que vitimou as outras pessoas”, disse Mesquita.
Outros casos
Desde domingo, uma série de ataques a policiais vem sendo registrada no estado. Em Londrina, na segunda-feira (25), um soldado foi internado após ser baleado em frente a uma farmácia. No mesmo dia, um policial militar ficou ferido após ser atingido por disparos de arma de fogoem Pato Bragado, na região oeste. Conforme a PM, o agente recebeu quatro tiros ao se aproximar de um veículo suspeito.

No dia 19 de janeiro, dois policiais militares foram mortos em Curitiba e em Colombo, na Região Metropolitana da capital. Os crimes aconteceram com apenas cinco minutos de diferença. Nenhum dos policiais estava em serviço.
Trechos de áudios divulgados pela Associação de Praças de Estado do Paraná (Apra) indicam que policiais militares afirmam que a Central de Operações Policiais Militares (Copom) emitiu um alerta sobre uma ação de criminosos, que teria como alvo policiais.
"Nós sabemos sim que existe alguma coisa muito errada acontecendo e queremos que as autoridades tomem sim providências porque o policial militar também tem que ser protegido pelo estado, porque para ele dar segurança ele tem que ter segurança", afirmou à época o presidente da Apra, Fontana Neto.
A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná informou que os homicídios estão sendo apurados por unidades especializadas. Informou também que não há indicativo de atuação do crime organizado nas ocorrências.
FONTE - GLOBO.COM
UA-102978914-2