Caratecas se preparam em Londrina para o Pan
O paulista Hernani Veríssimo (à esq.) aprova os treinos na cidade: "Este intercâmbio é fundamental para a evolução"
Desde quinta-feira, a cidade de Londrina é palco de um "training camp" de caratê, onde atletas de diversos locais do Brasil se preparam para a disputa da seletiva nacional, que vai indicar os representantes do país no Campeonato Pan-Americano, que acontece no mês de maio, no Rio de Janeiro.
Os "training camps" são realizados com frequência na Europa e reúnem atletas de diversas categorias, que trocam experiências e treinam entre si, melhorando o nível de suas lutas. "É uma forma de intensificar o volume dos treinos e qualificar o trabalho, já que conseguimos trazer atletas que integram a seleção brasileira", frisou o técnico Marcelo Oguido, organizador do treinamento.
O encontro contou com mais de 20 lutadores e destaques como o catarinense Edemílson dos Santos, de 26 anos, segundo colocado no ranking nacional. "Na minha cidade, por exemplo, tem poucos atletas e um evento como este é importante para agregar experiência, já que enfrentamos diferentes ritmos de lutas", frisou o lutador, que a partir do dia 20 disputa o Open de Paris, uma das etapas da Liga Mundial.
O paulista Hernani Veríssimo, de 20, medalha de bronze no Pan de 2015, entende que os treinos em Londrina são importantes como preparação para a seletiva, que acontece em março, em Aracaju. "Todos aqui estão bem focados e isso serve como estímulo. Este intercâmbio é fundamental para a evolução", ressaltou.
O único já garantido nas três principais competições do ano (Sul-Americano, Pan e Mundial) é o londrinense Vinícius Figueira, de 24 anos, que terminou 2015 na liderança do ranking nacional da categoria até 67 quilos. O atleta pratica caratê desde os 11 anos e tem como principais conquistas a medalha de bronze no Mundial de 2014 e o terceiro lugar no Circuito Mundial de 2015. Figueira é atualmente o terceiro do ranking mundial.
"Vou para o meu segundo mundial. Chego mais experiente, mas também mais conhecido. De qualquer forma o objetivo agora é ser campeão". O Mundial acontece na Áustria, em outubro. "Os ‘training camps’ deveriam ser mais frequentes no Brasil, que tem atletas de nível, mas que ficam espalhados pela dimensão do país. Eles são muito produtivos".
Quatro atletas de Londrina disputam a seletiva em busca de vaga para o Pan e também Sul-Americano: Enzo Tavares, no sub-14, Willian Takeshi e Bryan Rafael, no sub-15, e Arthur Menezes, medalha de prata no Pan de 2015, na categoria sub-21.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local
Reportagem Local
FOLHA DE LONDRINA