PARANAENSE-2016 - Interior x capital: rivalidade em alta
Respaldado por bons resultados nos últimos três anos, Londrina irá lutar pelo título novamente em 2016
O lateral-direito Romário, ex-Vitória, é uma das caras novas do Tubarão para o Estadual
O Campeonato Paranaense 2016 começa hoje prometendo uma briga muito acirrada entre os clubes do interior e o trio de ferro da capital, que tenta retomar a hegemonia do estadual. Após os títulos seguidos de Londrina e Operário, Atlético, Coritiba e Paraná prometem entrar com força máxima para não ficarem mais um ano na fila.
O Paranaense será disputado por 12 equipes – Londrina, Atlético, Coritiba, Paraná, Operário, Maringá, J. Malucelli, Rio Branco, Cascavel, Foz do Iguaçu e PSTC e Toledo, que subiram da Divisão de Acesso. A decisão está programada para os dias 1º e 8 de maio.
Na primeira fase, os times se enfrentam em apenas um turno e os oito melhores se classificam para a segunda fase. A partir das oitavas de final, a competição entra no mata-mata até a definição dos finalistas. Diferente de 2015, este ano não haverá o torneio da morte e com isso os dois piores colocados na fase de classificação serão rebaixados para a divisão de acesso, em 2017.
TUBARÃO
O Londrina entra respaldado pelas boas campanhas dos últimos três anos – campeão do interior em 2013 e 2015 e estadual, em 2014 – e por ter conseguido voltar à Série B do Campeonato Brasileiro após 12 anos, o que eleva o patamar de qualidade do clube e a exigência do torcedor. Neste cenário, o time promete colocar em campo o seu favoritismo. "Até pelo que fizemos nos últimos anos, o Londrina entra para brigar pelo título e com o elenco que temos, com jogadores experientes e acostumados a jogarem o estadual, vamos em busca deste objetivo", apontou o técnico Claudio Tencati.
O elenco mudou pouco para 2016. Do time titular que terminou a Série C com o vice-campeonato, saíram apenas o lateral-direito Rhuan e o volante Zé Rafael, que voltou para o Coritiba. Por outro lado, foram contratados sete reforços – os laterais Alex Ruan e Romário, os zagueiros Pedrão e Maracás, os meias Leandro Oliveira e Leílson e o atacante Paulinho, agora chamado Paulo Roberto, que volta ao clube pela terceira vez.
O Londrina terá mais uma obstáculo no início do Paranaense. Sem poder utilizar os seus dois estádios – o Café e o VGD passam por reformas nos gramados –, terá que mandar suas partidas no estádio dos Pássaros, em Arapongas.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA