[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Rúgbi feminino de Londrina busca afirmação em 2016

Um ano após fundação, Associação Atlética Londrina Rugby pretende expandir trabalho e aumentar número de praticantes

Fábio Alcover
 
Fábio Alcover
A equipe de Londrina joga as competições do rugby seven, modalidade que também é disputada nos Jogos Olímpicos

No embalo do crescimento da modalidade no Brasil, a Associação Atlética Londrina Rugby quer consolidar o trabalho e aumentar o número de atletas na cidade. Fundado em 2015, o clube tem como meta disputar o Campeonato Paranaense, o Sul-Brasileiro e o Brasileiro este ano.
Oriunda da Associação Pé Vermelho de Rugby, a nova equipe decidiu seguir o próprio caminho e hoje conta com 25 atletas no time adulto e também juvenil. Em 2016, o clube vai iniciar a montagem de uma equipe infantil masculina e quer disseminar a modalidade para outras cidades da região. "Já fizemos visitas em algumas escolas e temos alguns meninos treinando conosco", revelou o técnico Nei Vasconcellos, de 47 anos. "Estamos elaborando uma parceria com a Fundação de Esportes para termos um polo estadual do rúgbi em Londrina, com o apoio da Confederação Brasileira".
Vasconcellos se mudou para Londrina há três anos, onde trabalha como controlador de voo. Ex-jogador da seleção brasileira, o treinador comandou diversas equipes no Rio de Janeiro e foi também técnico de base da seleção masculina, além de auxiliar da principal. Devido a experiência na modalidade, foi convidado para participar do projeto. "A modalidade tem crescido muito na cidade e a expectativa é melhorarmos a estrutura este ano. O clube se envolve muito também em eventos de cunho social e solidariedade", apontou.

JOGOS OLÍMPICOS
O rúgbi foi uma das modalidade que mais cresceu em número de praticantes no último ano no país e a Confederação Brasileira, criada há cinco anos, é considerada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) uma entidade modelo no Brasil em elaboração de projetos e arrecadação. O esporte vai ganhar ainda mais visibilidade já que as equipes masculina e feminina estarão nos Jogos Olímpicos do Rio. "O nosso time feminino está entre os dez melhores do mundo e pode brigar por medalha", apostou o treinador londrinense.
A equipe de Londrina joga as competições do rugby seven, que também é a disputada na Olimpíada. São sete atletas para cada lado e a partida tem dois tempos de sete minutos. O rúgbi tradicional é jogado por 15 jogadores em cada time. A fama de esporte violento ainda impede a aproximação de curiosos. Nei Vasconcellos, porém, rebate esta visão. "Este é o pensamento de quem não conhece as regras. As regras existem justamente para garantir a segurança dos atletas", frisou. "Claro que é um jogo de muito contato físico. Por outro lado, exige muito preparo físico e por isso os atletas, mesmo sendo amadores, estão sempre bem preparados".
Desde o ano passado, a Associação joga com as cores e o distintivo do Londrina e a parceira será mantida. "Queremos disputar também algumas etapas do Campeonato Brasileiro e trazer para Londrina etapas do Paranaense e do Sul-Brasileiro".
Os treinos da Associação Atlética Londrina Rugby acontecem às terças e quintas-feiras, às 20h, na Praça Nishinomiya, no Aeroporto, e aos domingos, às 15h, no Lago Igapó III.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local
FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2