[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Sul-Brasileiro de Tênis abre a temporada

Competição começa nesta terça-feira nas quadras do Londrina Country Club e terá a participação de 160 tenistas

Marcos Zanutto
Tenistas iniciam hoje a busca por preciosos pontos no ranking nacional

A temporada 2016 do tênis infanto-juvenil brasileiro começa nesta terça-feira com o início do Circuito Sul-Brasileiro de Verão. A primeira etapa se estende até sábado nas quadras do Londrina Country Club. A partir de domingo começa a segunda etapa, no Clube Campestre de Arapongas, com o término previsto para o dia 14.
No total, serão mais de 160 tenistas de nove a 18 anos, que vão disputar jogos no masculino e no feminino em duelos de simples e duplas. De acordo com a Federação Paranaense de Tênis (FPT), são pelos menos 110 atletas do Estado na competição. As partidas começam às 8h e vão até às 17h30.
Marcelo Tebet, um dos organizadores do evento, explicou que este Circuito foi criado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) há oito anos com o objetivo de elaborar um ranking no início da temporada. Existem torneios similares em São Paulo, no Nordeste e no Centro-Oeste. "É uma maneira de criar um ranking justo até o mês de março visando as competições maiores que vêm pela frente, como o Banana Bowl e torneios sul-americanos. Se aproveita também o período de férias onde fica mais fácil para os tenistas viajarem", revelou.
O Circuito Sul-Brasileiro terá ainda a realização de duas etapas em Itajaí-SC e outras duas em Novo Hamburgo-RS. Apenas os quatro melhores resultados de cada tenista são levados em consideração para a elaboração do ranking. "Por isso, não há a necessidade de se jogar todas as etapas. Normalmente, os tenistas escolhem alguns dos eventos para participar. A CBT permite que os atletas disputem qualquer circuito, independentemente, do seu estado de origem. Claro que aqui no Sul e em São Paulo há um peso maior, em razão do número de participantes", explicou Tebet.
Diferente dos anos anteriores, em 2016, pela primeira vez, as duas primeiras etapas não acontecem exclusivamente em Londrina. "Foi uma forma de dividirmos um pouco o trabalho e para os atletas não muda muita coisa já que o deslocamento é curto", frisou Marcelo Tebet.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2