[Fechar]

Últimas notícias

Amantes do Parkour se aventuram por Londrina


Rei Santos
As amigas Camila (à esq.) e Gabriela são adeptas do estilo chamado "free running"

Um misto de aventura, ousadia e de certa forma, susto. Quando um praticante de Parkour está em ação é impossível não encher os olhos de curiosidade e emoção. Assim foi o fim de semana de muitos londrinenses, que puderam acompanhar de perto, em alguns cenários da cidade, um workshop inédito para adeptos e profissionais.
O primeiro evento local direcionado à modalidade reuniu mais de 200 praticantes do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, mas a grande atração foi uma turma que viaja pelo mundo a fim de inspirar novos participantes, trocar experiências e treinar muito.
O grupo é formado por 45 jovens e adultos de diversos países, como Rússia, Estados Unidos, Alemanha, Escócia, Dinamarca, Inglaterra e Chile. Juntos, formaram o Inspire Tour de Parkour, há cerca de três anos.
No ano passado, eles viajaram pelo Japão, Sul da África e Filipinas, e desta vez, foi o momento de explorar a América Latina. E para a sorte de muitos, Londrina estava no meio do caminho. "Estamos sempre em contato com praticantes pela internet e recebemos o convite para estar na cidade", conta a escocesa Annie Chalmers, de 26 anos, integrante do grupo.
A presença do britânico Daniel Ilabaca, de 28, um dos fundadores do Parkour e portanto, mundialmente conhecido, foi também bastante aguardada. "O Inspire Tour no Brasil é o resultado de nossa fé e tem sido muito gratificante saber que estamos criando experiências juntos com toda a comunidade. Tem sido uma troca", comenta.
O Inspire Tour fez passagens também por Curitiba e seguirá nos próximos dias para Foz do Iguaçu e Uruguai. A rápida estadia na terra vermelha, entretanto, não deixou de ser intensa. No sábado, os grupos se dividiram para praticar no Zerão, Concha Acústica e Associação Londrinense de Ginástica Artística (Alga).
Já no domingo de manhã, aprenderam novas técnicas no vale ao lado da Alga, como o MovNat (Movimento Natural) e, à tarde, ficaram livres para explorar outros pontos da cidade. Os organizadores do evento, Lucas Yamaguchi e Luiz Oliva, explicam que o Parkour não é considerado um esporte.
"Ele pode ser descrito como uma atividade física, que consiste em movimentos corporais utilizando espaços ao ar livre. A técnica é importante, justamente para evitar lesões, mas o condicionamento físico é fundamental", afirma Yamaguchi.
Em Londrina, estima-se que cerca de 100 pessoas são adeptas do Parkour, mas por enquanto, metade delas treina com frequência.

ATRATIVO
Nascido na França, o Parkour se espalhou pelo mundo rapidamente. Mas a atividade não é antiga se comparada a outras modalidades. Para se ter uma ideia, a internet foi responsável pela sua divulgação e por isso, ganhou a atenção principalmente, de jovens e até crianças.
As amigas Gabriela Ferreira, de 14 anos, e Camila Stefani Ribeiro, de 13, moram em Cornélio Procópio (Norte Pioneiro) e participaram do encontro em Londrina. Camila conta que viu um documentário na televisão e foi buscar mais informações na internet.
"Acabamos montando um grupinho de amigos interessados em Parkour e desde então não parei mais", conta ela, praticante há quatro anos. As amigas contam que gostam mais do estilo "free running", "que tem mais liberdade de movimentação e contempla também alguns saltos mortais", explica Camila.

SERVIÇO:
Para os interessados, o grupo de Parkour de Londrina oferece aulas gratuitas todos os sábados, às 15h30, no espaço do Zerão. Crianças abaixo de oito anos devem ser acompanhadas pelos responsáveis
Micaela Orikasa
Reportagem Local
FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2