[Fechar]

Últimas notícias

IML de Jacarezinho retoma as atividades

Instituto terá novo chefe e dois médicos legistas; novos profissionais deverão ser contratados por meio de Processo Seletivo Simplificado

Antônio de Picolli/Divulgação
IML de Jacarezinho estava com os serviços interrompidos desde setembro do ano passado

Jacarezinho - Cinco meses após a interrupção dos atendimentos à população em razão da falta de profissionais, o Instituto Médico Legal (IML) de Jacarezinho irá retomar as atividades em sua plenitude até a próxima sexta-feira. Na semana passada, o governador Beto Richa esteve no município em um evento promovido pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), onde aproveitou a solenidade para anunciar a nomeação do novo chefe do órgão, João Garbelini Neto, e da médica legista Elizabete Da Lozzo.
Desde setembro, os corpos recolhidos no Norte Pioneiro estavam sendo encaminhados ao Instituto Médico Legal de Londrina para serem necropsiados, e a liberação às famílias, em alguns casos, chegou a demorar mais de 20 horas, por conta da sobrecarga registrada unidade. Além disso, outros exames importantes para a conclusão de inquéritos policiais como o de lesão corporal e conjunção carnal, por exemplo, estavam sendo engavetados por falta de profissionais para atestar os laudos, conforme informou à época o então chefe do órgão, Rafael Brito.
De acordo com o novo responsável pela unidade, João Garbelini Neto, além da médica Elizabete Da Lozzo, o legista Jorge Yasbick - único profissional que até então respondia pelo instituto, porém, afastado das funções para tratamento de saúde - deve retomar os trabalhos na próxima semana, após o carnaval, o que segundo ele irá garantir os atendimentos. "Apesar de ainda não ser o quadro ideal de profissionais para atender a demanda, com dois médicos legistas em atividade teremos condições de retomar o atendimento à população em nossa unidade para, ao menos, amenizarmos o sofrimento das famílias, que já sofrem com a perda de seus entes e ainda são obrigadas a aguardar por horas intermináveis pela liberação dos corpos, além de diminuirmos a sobrecarga dos nossos profissionais com as viagens à Londrina", avaliou.
Garbelini informou, ainda, que pretende contratar novos profissionais por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), o que deve ser autorizado em breve pelo governo estadual. "Nos próximos meses estaremos contratando mais profissionais através de PSS para melhorarmos a qualidade dos serviços prestados no IML, e também evitarmos que situações como a atual voltem a se repetir no futuro", concluiu.
Luiz Guilherme Bannwart
Especial para a FOLHA
FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2