[Fechar]

Últimas notícias

Anúncio de escola de natação do RS usa foto de bebê sírio e gera polêmica

Anúncio da escola de Esteio foi publicado em redes sociais e gerou polêmica (Foto: Reprodução)
Um anúncio de uma escola de natação de Esteio, no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul, gerou polêmica nas redes sociais após ser divulgado em um grupo que reúne publicitários e estudantes no Facebook. A propaganda mostra, em destaque, a foto de um bebê debaixo d'água. Ao lado, menor, está a imagem que abriu a discussão: a do menino sírio-curdo que morreu afogado na Turquia, e tornou-se símbolo da tragédia dos refugiados do Oriente Médio.
Focada na natação para bebês, a propaganda da FitFlex Aquacenter está na página de um jornal impresso. Reproduzida na internet, gerou diversos comentários e compartilhamentos. "Isso ai é zueira, não!? Diz que é, diz que é, por favor...", escreveu um internauta. "Puxa a intenção é ótima mas a forma ficou chocante. A foto do menino afogado é aquela dos refugiados...", comentou uma mulher. "Alguém avisa que o bom senso mandou um alô!", publicou outra internauta.

O
 G1 entrou em contato por telefone com o diretor da escola, Vinícius Maciel, que confirmou que foi a própria empresa que criou o anúncio, divulgado na edição de 3 de março deste ano do jornal da cidade, que é semanal. Ele se diz surpreso com a repercussão negativa.
O trecho do texto que se refere ao menino sírio diz: "9 meses para nascer, 3 anos para crescer, e 2 minutos pra ficar sozinha em 1 minuto pode morrer afogada."
"Pensamos em fazer algo para realmente chamar atenção. A gente tem uma preocupação muito antiga com isso (...) O objetivo todo era o problema do afogamento infantil", justificou o diretor, que ressaltou que hoje, após a polêmica, ele não usaria mais tal imagem.
Conforme Maciel, pessoas de outros estados estão ligando para a escola para criticar o anúncio. Já na região do Vale do Sinos, onde fica Esteio, o diretor afirma que nenhuma reclamação foi feita. "Dentro da comunidade não se fala isso."
Confira a nota da escola, na íntegra:
A FitFlex vem a público esclarecer fatos sobre material que está circulando na internet, extraído da edição de 03/03/16, do Jornal Destaque de nossa cidade. É importante inicialmente salientar o respeito da empresa por seus clientes e familiares, em especial por todas as crianças que já aprenderam a nadar em nossas piscinas.
No ano de 2011 aumentamos nossos esforços em divulgar e trabalhar com a conscientização do grave problema de afogamentos, que é uma das principais causas de morte acidental entre crianças.
Reconhecimento deste esforço nos levou ao registro no livro dos recordes em conjunto com a Maior Aula de Natação do Mundo, onde contribuímos com o segundo maior número de participantes, ficando atrás do SeaWorld's Waterpark de Orlando, EUA. O que demostra nosso compromisso com a seriedade e respeito a nossos clientes.
No final de fevereiro, após a trágica perda de uma criança ocorrida com uma família próxima da academia, morta por afogamento, decidimos fazer algo para chamar a atenção para este problema, foi então que se publicou esse anúncio.
Tentou-se mostrar que não só em uma guerra se perdem crianças, que ao nosso lado uma criança pode morrer acidentalmente afogada. No Brasil, a segunda causa de morte acidental de crianças é o afogamento, porém pouco se fala deste grave problema. A cada quatro dias uma criança morre afogada em nosso país.
No caso da polêmica que o anúncio criou, em especial no meio da comunicação social, nossa intenção também era chamar a atenção para o grave e real problema de afogamentos. A repercussão foi maior que nossas fronteiras municipais.
Temos plena consciência que esse anúncio viralizou negativamente, onde praticamente nenhum comentário se fez sobre o problema de afogamento infantil.
Fizemos um material para alertar sobre o problema e erramos, mas ao menos fizemos. Pedimos que aqueles que podem fazer algo, que divulguem formas de preservar vidas em suas cidades.
Em nenhum momento foi a intenção faltar com o respeito a quem quer que seja, tanto que ao recebermos o primeiro feedback negativo, retiramos a foto do anúncio.
Respeitosamente,
Academia FitFlex.
FONTE - GLOBO.COM


UA-102978914-2