[Fechar]

Últimas notícias

Bélgica prende seis pessoas em operação antiterror em Bruxelas

Pelo menos um homem envolvido com ataques está foragido. 
Explosões na terça deixaram mais de 30 mortos e outros 270 feridos.

GLOBO.COM Do G1, em São Paulo
Tropas e policiais belgas controlam nesta quinta-feira (22) avenida que leva ao aeroporto de Bruxelas (Foto: REUTERS/Charles Platiau)Tropas e policiais belgas controlam nesta quinta-feira (22) avenida que leva ao aeroporto de Bruxelas (Foto: REUTERS/Charles Platiau)
A polícia da Bélgica prendeu seis pessoas nesta quinta-feira (24) em uma operação antiterror no curso das investigações sobre os atentados da última terça-feira no aeroporto e no metrô de Bruxelas, informou a promotoria federal em comunicado.
O atentato, reivindicado pelo grupo jihadistaEstado Islâmico, deixou mais de 30 mortos e outros 270 feridos no aeroporto de Bruxelas e na movimentada estação de metrô de Maalbeek.
O órgão disse que as prisões foram feitas durante buscas policiais nos bairros de Schaerbeek, no norte, e de Jette, no oeste, assim como no centro da cidade.
A decisão sobre um eventual indiciamento dos suspeitos será tomada na sexta-feira. Nenhum outro detalhe estava disponível.
Pelo menos um suspeito de ter participado do atentado está foragido. O homem não identificado teria fugido antes de explodir sua bomba no aeroporto de Bruxelas. Segundo a CNN, um outro terrorista estaria envolvido com os ataques no metrô, mas não se sabe se ele morreu ou está foragido, nem sua identidade.

Até o momento as autoridades belgas identificaram por impressões digitais três suspeitos envolvidos nos ataques, que também tinham ligação com a série de ataques de novembro emParis.
Imprensa belga divulgou foto que mostraria suspeitos do atentado terrorista no Aeroporto Internacional de Zaventem (Foto: Reprodução/HLN)Imprensa belga divulgou foto que mostraria suspeitos do atentado terrorista no Aeroporto Internacional de Zaventem (Foto: Reprodução/HLN)
ajim Laachraoui, belga de origem marroquina de 24 anos, e Ibrahim El Bakraoui, belga de 29 anos, se explodiram no aeorporto. O irmão de Ibrahim, Khalid também foi identificado como o autor do ataque na estação de metrô de Maelbeek, que ocorreu cerca de uma hora depois das explosões no aeroporto.

Detido na França
Na manhã desta quinta, a polícia da França prendeu um homem de nacionalidade francesanos arredores de Paris, suspeito de pertencer a uma rede militante que estava planejando um novo ataque terrorista no país.

A prisão ajudou a “frustrar um plano na França que estava em um estágio avançado”, afirmou o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, segundo a Reuters.
De acordo com a agência EFE, especialistas na desativação de explosivos estão inspecionando um imóvel de Paris para permitir que os agentes possam entrar com segurança no apartamento, no estacionamento e nas áreas comuns em torno da qual foi realizada a operação antiterrorista.
Vítimas
Os piores ataques terroristas ocorridos na Bélgica poderiam ter "atingido mais de 40 nacionalidades", segundo o ministro belga das Relações Exteriores, Didier Reynders. Mas até o momento as autoridades não divulgaram a lista de mortos nem suas nacionalidades.
Sabe-se que uma mulher peruana, um estudante de Direito e um membro da Comunidade Valônia-Bruxelas (organização governamental que representa falantes de francês na região) morreram nas explosões.
Explosões no aeroporto de Bruxelas deixaram mais de 10 mortos e dezenas de feridos (Foto: Ketevan Kardava/ Georgian Public Broadcaster/AP)Foto de aeromoça indiana Nidhi Chaphekar (à direita de amarelo) e de mulher não identificada (à esquerda) foi tiada pouco depois das explosões no aeroporto de Bruxelas (Foto: Ketevan Kardava/ Georgian Public Broadcaster/AP)
Entre os feridos também está o jogador de basquete nascido no Brasil Sebastien Bellin, de 37 anos, e uma aeromoça indiana, Nidhi Chaphekar, cujas fotos tiradas pouco depois das explosões no aeroporto deram a volta ao mundo.

Além disso, dez franceses, dois britânicos e três americanos ficaram feridos. Uma delegação do FBI e da polícia de Nova York devem viajar para Bruxelas. O Departamento de Estado alertou os cidadãos americanos para "riscos potenciais se quiserem viajar para e pela Europa".
Mapa atentados de Bruxelas de 22/3/16 (Foto: Editoria de arte/G1)
UA-102978914-2