[Fechar]

Últimas notícias

Atentado suicida deixa mortos e mais de 300 feridos no Afeganistão

Carro bomba causou a explosão e porta-voz do Talibã reivindicou autoria.
Alvos foram escritórios relacionados ao serviço de inteligência afegão.

Do G1, em São Paulo
Smoke rises after a suicide attack in Kabul, Afghanistan, Tuesday, April 19, 2016. Sediq Sediqqi, spokesman for the Afghan Interior Ministry, says the suicide attack was followed by gunfire, and the area has been surrounded by security forces (Foto: Rahmat Gul/AP)Fumaça sobe após ataque suicida na área central de Cabul, capital do Afeganistão (Foto: Rahmat Gul/AP)
Um suicida explodiu um carro bomba nesta terça-feira (19) em uma zona de alta segurança em Cabul, capital do Afeganistão, próximo ao Ministério da Defesa, ao palácio presidencial e à Embaixada dos Estados.
O atentado deixou 28 mortos, segundo a Associated Press. O primeiro balanço divulgado pela France Presse e pela CNN indicava 7 mortos e 327 feridos. "Muitos feridos se encontram em estado grave", disse o porta-voz do ministério da Saúde afegão, Mohamed Ismail Kawoosi.
O porta-voz do Ministério do Interior afirmou à rede de televisão CNN que um carro bomba causou a explosão. O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, afirmou que o atentado, reivindicado pelo Talibã, "mostra claramente a derrota do inimigo nos enfrentamentos corpo a corpo".
O alvo dos ataques foram escritórios relacionados ao serviço de inteligência do país - o Diretório Nacional de Segurança do Afeganistão (NDS, na sigla em inglês) -, disse à agência de notícias Efe o chefe do Departamento de Emergências do Ministério do Interior, Homayoon Aini.
A explosão aconteceu às 8h55 locais (1h25 de Brasília), e o ataque foi seguido por uma troca de tiros entre tropas afegãs e insurgentes.
An Afghan man receives treatment at a hospital after a suicide car bomb attack in Kabul, Afghanistan April 19, 2016 (Foto: Omar Sobhani/Reuters)Afegão recebe atendimento médico em hospital após ataque suicida em Cabul (Foto: Omar Sobhani/Reuters)
Talibã
O porta-voz dos talibãs, Zabiullah Mujahid, reivindicou a autoria do atentado também pelo Twitter. Ele disse que, após a explosão, um número indeterminado de insurgentes conseguiu entrar nos edifícios dos serviços de inteligência. "O tiroteio continua, impusemos um longo número de baixas ao inimigo", afirmou.
O atentado em Cabul acontece depois de, na semana passada, os insurgentes anunciarem o início da ofensiva de primavera (no hemisfério norte), o que representa um aumento dos ataques. Em resposta, o governo afegão apresentou um plano de cinco anos para combater os insurgentes.
FONTE - GLOBO.COM

Nenhum comentário

UA-102978914-2