[Fechar]

Últimas notícias

Operação desmantela quadrilha suspeita de desviar recursos do PAC e SUS no Paraná



Nesta terça-feira (19), com participação da Receita Federal, da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União, foi deflagrada a Operação Pecúlio com o objetivo de desarticular um grupo de pessoas suspeitas de praticar irregularidades em processos licitatórios de prestação de serviços e obras na administração pública do município de Foz do Iguaçu. A finalidade do esquema era obter vantagens indevidas e desviar dinheiro público.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, dez de prisão temporária, 19 conduções coercitivas e 51 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e em empresas supostamente ligadas à organização criminosa.

Há suspeitas do envolvimento do grupo de pessoas nas práticas dos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e crimes contra a administração pública, dentre outros crimes.

A partir das investigações, foi possível constatar a existência de fortes indícios de ingerências de gestores do município, de forma direta e indireta, em empresas contratadas para prestação de serviços e realização de obras junto à Prefeitura, para as quais estão direcionadas quantias milionárias de recursos públicos federais (PAC dentre outros), bem como em empresas contratadas para prestar serviços ao Sistema Único de Saúde – SUS.

Também foi identificada participação de pessoas ligadas à administração pública municipal em empresas, por meio de laranjas, as quais mantêm importantes contratos com o município.

A análise dos dados obtidos a partir do afastamento dos sigilos bancário e fiscal de diversas pessoas envolvidas indicou a incompatibilidade dos recursos movimentados com as respectivas rendas declaradas.

Participam da operação 250 servidores da Polícia Federal, 23 da Receita Federal e 14 da CGU.
Redação Bonde/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2