Paraná inicia vacinação contra gripe



Meta é imunizar 2,9 milhões no Estado; País registrou 1.365 confirmações da doença até 16 de abril

Fotos: Celso Pacheco
No primeiro dia, 26 mil paranaenses receberam a dose contra a doença
"Todos os anos eu tomo essa vacina e, para mim, funciona muito bem. Às vezes eu tenho resfriado, mas gripe nunca mais tive", diz Cleire Killner

No primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe no Paraná e em pelo menos outros sete Estados, o Ministério da Saúde divulgou ontem um novo boletim epidemiológico com o número de casos de H1N1 registrados em todo o País. Entre 1º de janeiro e 16 de abril foram 1.365 confirmações da doença. Desse total, 230 pessoas morreram. Em apenas um caso, o vírus não foi contraído no Brasil.
São Paulo permanece na liderança com 883 confirmações da doença, seguido de Santa Catarina, com 102 casos, e de Goiás, com 62. As demais confirmações ocorreram no Rio de Janeiro (44), Minas Gerais (44), Pará (42), Distrito Federal (36), Rio Grande do Sul (32), Bahia (32), Paraná (30), Mato Grosso do Sul (14), Pernambuco (11), Alagoas (6), Ceará (6), Rio Grande do Norte (6), Espírito Santo (5), Mato Grosso (4), Paraíba (3), Amapá (1) e Sergipe (1). Em São Paulo, 119 pessoas morreram neste ano com H1N1.
Por conta do grande número de casos, a campanha de vacinação contra a gripe começou ontem no Paraná e em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de doses foram repassadas para todos os Estados desde 1º de abril. A campanha nacional, no entanto, será realizada oficialmente entre 30 de abril e 20 de maio. Conforme a assessoria do Ministério da Saúde, a decisão pela antecipação da aplicação das doses ficou a cargo das secretarias estaduais.
Segundo o coordenador estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), João Luis Crivellaro, a intenção é imunizar 2,9 milhões de pessoas no Paraná. "A campanha começou hoje em todas as cidades do Estado. Temos vacinas disponíveis em todos os municípios", garantiu. De acordo com a assessoria de imprensa da Sesa, aproximadamente 26 mil pessoas foram vacinadas no primeiro dia no Paraná. O Estado espera receber mais de 1,5 milhão de doses até o final da campanha.
Desde janeiro até a última terça-feira (19), a Sesa confirmou 103 casos de Influenza no Paraná, sendo 78 de gripe H1N1. O número de confirmações é diferente do divulgado pelo Ministério da Saúde porque os dados são repassados posteriormente pela Sesa ao governo federal.
No Paraná, sete pessoas morreram por gripe, cinco delas por H1N1. Os óbitos foram registrados em Foz do Iguaçu, Quitandinha, Umuarama, Maringá e São José dos Pinhais. "Neste ano, a adesão à campanha deve ser mais rápida por causa dos óbitos ocorridos mesmo antes do inverno. A gente acha que vai atingir a meta num tempo mais curto do que nos anos anteriores", afirmou Crivellaro.
Idosos, crianças na faixa etária entre seis meses e 5 anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, indígenas, portadores de doenças crônicas, profissionais da saúde e detentos estão no grupo de risco escolhido pelo Ministério da Saúde para receber as doses. "É importante que as pessoas procurem os postos de saúde e que mantenham os cuidados básicos. Lavar as mãos diminui o risco de gripe e de outras doenças como tuberculose, conjuntivite e varicela, por exemplo", ressaltou coordenador estadual de Imunização.
Viviani Costa
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA
Paraná inicia vacinação contra gripe Paraná inicia vacinação contra gripe Revisado por Blog do Chaguinhas on 06:20:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios