[Fechar]

Últimas notícias

Um dia após acordo, Grécia suspende deportações de migrantes à Turquia

Motivo é necessidade de analisar os pedidos de asilo feitos pelos que estão retidos nas ilhas antes de expulsá-los do país

Bulent Kilic/AFP
Mais de 50 mil migrantes e refugiados estão em solo grego, com objetivo de chegar a outros países da Europa

Berlim - Apenas um dia depois de começarem as primeiras deportações de migrantes e refugiados para a Turquia, o governo da Grécia decidiu ontem suspender temporariamente o envio dos que cruzaram ilegalmente o Mar Egeu de volta para solo turco. O motivo é a necessidade de as autoridades gregas analisarem os pedidos de asilo feitos pelos que estão retidos nas ilhas antes de poder expulsá-los do país.
Na segunda, 202 pessoas foram colocadas em barcos de bandeira turca e partiram das ilhas de Lesbos e Chios rumo ao porto turco de Dikili, acompanhadas por 180 agentes da Frontex, órgão que vigia as fronteiras externas da União Europeia (UE). Desse grupo, porém, a maioria era de paquistaneses e afegãos, que não se enquadravam nos requisitos de asilo. Só havia dois sírios, que teriam pedido para voltar à Turquia.
A diretora do Serviço Grego de Asilo, Maria Stavropoulou, disse que cerca de 3 mil pessoas detidas em campos de acolhimento para futura deportação buscam asilo na Grécia. O processo delas deve começar até o fim desta semana. Normalmente, a análise demora cerca de três meses, mas o expediente será "consideravelmente mais rápido" para esses requerentes. A maioria desses detidos está no campo de Moria, na ilha de Lesbos.
As deportações deveriam ocorrer em uma média de 200 a 250 pessoas por dia, mas agora não se sabe como será esse fluxo. O governo grego não informou ainda quando pretende retomar a expulsão de migrantes e refugiados à Turquia.
Pelo pacto firmado entre a UE e a Turquia, todos os migrantes e refugiados que chegaram à Grécia pelo Mar Egeu desde o dia 20 de março serão reconduzidos à Turquia, mas antes terão direito a pedir asilo em território grego. Cerca de 5 mil pessoas fizeram a travessia desde o dia 20. No total, há 52,4 mil migrantes e refugiados em solo grego, contando os que chegaram antes dessa data.
Juliano Machado
Folhapress/FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2