Voluntários carregam pedras para recuperar trilhas do Pico Paraná




Voluntários realizam ação neste sábado (30), em Campina Grande do Sul.
Eles devem instalar degraus e fazer reforços na sinalização das trilhas.

Do G1 PR
Pico Paraná é considerado o ponto mais alto do Sul do Brasil (Foto: Divulgação/ Secretaria de Meio Ambiente do Paraná)Pico Paraná é considerado o ponto mais alto do Sul do Brasil (Foto: Divulgação/ Secretaria de Meio Ambiente do Paraná)
Voluntários fazem, pela primeira vez, um mutirão para recuperar as trilhas do Parque Estadual Pico Paraná neste sábado (30), em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A atividade dura o dia todo, com início às 8h.

Neste sábado, os inscritos carregam blocos de pedras montanha acima. O material deve ser usado para conter erosões e melhorar o trânsito dos visitantes na unidade de conservação. Os voluntários também instalam degraus e fazem reforços na sinalização das trilhas principais neste dia.
O único requisito para participar era ter experiência prévia em trilhas de montanhismo.
No Parque Estadual Pico Paraná, fica o ponto mais alto do Sul do Brasil: 1.877,39 metros acima do nível do mar. Todo o trabalho deste sábado foi aprovado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), responsável pela gestão do parque.
Esse primeiro mutirão é organizado pelo Clube Paranaense de Montanhismo (CPM), com apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Militar (PM) Paraná e do Corpo de Bombeiros.
Também é uma iniciativa da Federação Paranaense de Montanhismo, do Nas Nuvens Montanhismo, da Associação Montanhistas de Cristo, da Associação de Radioamadores do Paraná e da Fazenda Rio das Pedras.
Conforme a organização do mutirão, cerca de mil blocos de pedras foram doados por Campina Grande, onde fica a entrada principal do parque.
Os interessados em participar das próximas ações no Parque Estadual Pico Paraná devem procurar o Clube Paranaense de Montanhismo.
FONTE - G1 PARANA

Voluntários carregam pedras para recuperar trilhas do Pico Paraná Voluntários carregam pedras para recuperar trilhas do Pico Paraná Revisado por Blog do Chaguinhas on 10:07:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios