18° BPM COMEMORA DIA DO PATRONO DA PMPR “CORONEL SARMENTO”

















 Joaquim Antonio de Moraes Sarmento ingressou na PMPR no dia 29 de julho de 1907, com idade de 25 anos, no então Regimento de Segurança. De 1912 a 1926, participou de todas as operações revolucionárias do Paraná e durante este tempo, recebeu muitas condecorações, dentre as quais se destaca a "Medalha de Serviços Militares", por ter tomado parte na "Campanha do Contestado", destacando-se com bravura na “Batalha do Irani” em 22 de outubro de 1912. Na ocasião enfrentou os jagunços do falso monge “José Maria”, recebendo um profundo ferimento no olho direito e tendo sobrevivido, na tentativa de salvar o seu comandante “Cel João Gualberto”. Faleceu no dia 21 de abril de 1934.
Pelos grandes feitos, o Coronel Sarmento foi declarado Patrono da PMPR e a ele são rendidas homenagens anualmente no dia 17 de maio, data de seu aniversário.
O 18º BPM, como forma de cultuar os valorosos esforços por ele deixado e princípios que regem a Instituição Policial Militar, realizou nesta terça-feira (17/05) a solenidade alusiva ao Patrono da PMPR. Oportunidade em que foram homenageados os policiais destaques dos meses de Março, Abril e Maio deste ano, além dos policiais que entraram para a reserva remunerada e, ainda, elogiados aqueles que, por ato meritório, se destacaram.
Estiveram presentes no evento, além das tropas componentes de todo o 18º BPM, frações da Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e autoridades civis, como o Delegado da 11ª SDP, Dr. João Manoel Garcia Alonso Filho, e o Presidente do CONSEG de Cornélio Procópio, Sr. Assad Amin.

Seção de Comunicação Social 18º BPM


18° BPM COMEMORA DIA DO PATRONO DA PMPR “CORONEL SARMENTO” 18° BPM COMEMORA DIA DO PATRONO DA PMPR “CORONEL SARMENTO” Revisado por Blog do Chaguinhas on 06:10:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios