[Fechar]

Últimas notícias

500 motociclistas morrem por ano no Paraná

Curitiba - No Paraná, a cada hora são registrados, em média, três acidentes de trânsito envolvendo motos. A estimativa do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) é que todos os anos aproximadamente 500 motociclistas morrem e 20 mil são feridos nestas ocorrências.
Em todo o Brasil, os motociclistas são considerados grupo de risco. De acordo com a Seguradora Líder, responsável pelo Seguro DPVAT, 76% das indenizações pagas por Morte e Invalidez Permanente causadas por acidentes de trânsito, de janeiro a setembro de 2015, foram para motociclistas.
As vítimas são em sua maioria jovens, entre 18 e 34 anos, em idade economicamente ativa. No período analisado, 53% dos acidentes foram fatais e em 56% o motociclista teve sequelas permanentes.
Entre muitas causas, a imprudência e a falta do uso do capacete, se destacam. "A legislação de trânsito serve, antes de tudo, para a própria segurança do condutor. O capacete diminui consideravelmente o risco de traumas graves e o uso é essencial, no campo ou na cidade, para viagens na estrada e para pequenos trajetos", lembra o diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad.
Segundo a Associação Brasileira de Prevenção dos Acidentes de Trânsito, o risco de morrer em um acidente sobre uma motocicleta é 20 vezes maior do que uma colisão com um automóvel. Esse número sobe para 60 vezes se a pessoa não estiver usando o capacete.
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2