Paraná tem mais de 7,8 milhões de eleitores




Anderson Coelho
Quem foi ontem ao Fórum Eleitoral de Londrina teve de enfrentar longas filas: cidade alcançou a marca dos 353 mil eleitores

O Paraná segue como o sexto maior colégio eleitoral do País, com 7,8 milhões de eleitores, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. O balanço parcial foi divulgado ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, faltando 150 dias para o primeiro turno do pleito municipal, que será realizado no mês de outubro. Conforme o calendário oficial, está encerrado o cadastramento eleitoral, com a reabertura prevista para depois do segundo turno. Os números finais do eleitorado serão divulgados dentro de 60 dias.
Em Londrina, que por enquanto contabiliza 353 mil eleitores – o que representa aumento de 21 mil títulos da eleição de 2014 para cá – centenas de pessoas enfrentaram uma longa fila durante todo o dia no Fórum, que fica ao lado da Câmara de Vereadores, para regularizar a situação. O pessoal que deixou para procurar a Justiça Eleitoral ontem chegou a esperar mais de uma hora pelo atendimento, que transcorria com bastante tranquilidade até a semana passada.
De acordo com o chefe do cartório da 191ª Zona Eleitoral, André Madureira, apareceram casos de pessoas que poderiam esperar por outro dia para buscar o serviço, como, por exemplo, a emissão da segunda via do título. "Quem fez o recadastramento biométrico em 2013 e não tem nenhum tipo de alteração na ficha, como acréscimo de nome ou mudança de endereço, não precisava vir até esta data, dia 4. A segunda via pode ser retirada até dez antes da eleição."
Os dez maiores colégios eleitorais do Paraná são Curitiba (1,2 milhão), Londrina (353 mil), Maringá (262 mil), Ponta Grossa (220 mil), Cascavel (205 mil), São José dos Pinhais (165 mil) , Foz do Iguaçu (162 mil), Colombo (127 mil), Guarapuava (120 mil) e Paranaguá (90 mil).
Edson Ferreiram
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA
Paraná tem mais de 7,8 milhões de eleitores Paraná tem mais de 7,8 milhões de eleitores Revisado por Blog do Chaguinhas on 08:42:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios