[Fechar]

Últimas notícias

Paranaense assume Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Meio Ambiente Urbano



O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira (24) o decreto de exoneração, a pedido, do secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Ricardo Soavinski. Ele deixa o Governo do Estado para integrar a equipe do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a convite do ministro José Sarney Filho.

Soavinski assumirá a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA. O convite foi feito durante audiência do governador Beto Richa com Sarney Filho, na semana passada. Na Sema, Soavinski será substituído pelo diretor-geral, Paulino Heitor Mexia.

A Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano é responsável pela gestão das águas no território brasileiro. Também define políticas relacionadas à temática urbana, como a mobilidade, poluição sonora e atmosférica, resíduos sólidos, eficiência energética, economia de água e outros fatores que contribuem para tornar uma cidade sustentável.

Paranaense, nascido em Maringá, Ricardo Soavinski é oceanógrafo e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo federal. Sua atuação sempre foi voltada à pesquisa e conservação da natureza. Coordenou programas e projetos no IBAMA, Ministério do Meio Ambiente e ICMBio. Entre os cargos que ocupou ao longo da carreira, destacam-se o de diretor de Ecossistemas do Ibama, assessor especial do Ministério do Meio Ambiente e diretor de Unidades de Conservação do ICMBio.

Ele assumiu a Secretaria Estadual do Meio Ambiente em janeiro de 2015, início da segunda gestão do governador Beto Richa. O novo secretário, Paulino Heitor Mexia, é funcionário de carreira do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), foi chefe regional do órgão em Maringá e assumiu a diretoria-geral da Sema também em 2015.
Redação Bonde com Agência Estadual
FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2