Salva-vidas é pisoteado por touro ao ajudar caubói desmaiado em rodeio



Salva-vidas teve a cabeça pisoteada por touro durante torneio em Sorriso (Foto: Lucas Torres/Portal Sorriso MT)
Um salva-vidas de rodeio teve a cabeça pisoteada por um touro, na noite de domingo (15), ao tentar salvar um caubói das investidas do animal, durante a final da 3ª etapa do Circuito Mato-grossense de Rodeio, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. Ele recebeu atendimento médico imediatamente e foi encaminhado para um hospital da cidade, onde ficou internado em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo o presidente da Federação Mato-grossense de Rodeio (FMTRO), Renato Bavaresco, o salva-vidas, conhecido entre os profissionais como “Sombra”, sofreu o acidente no início da competição, por volta das 20h30, quando o caubói Patrick Costa, de Nova Brasilândia, a 223 km da capital, desmaiou após ser lançado para cima pelo touro que montava, recebendo uma cabeçada do animal em seguida.
Salva-vidas e caubói desmaiaram após serem atingidos por animal (Foto: Lucas Torres/Portal Sorriso MT)Salva-vidas e caubói desmaiaram após serem atingidos por animal (Foto: Lucas Torres/Portal Sorriso MT)
“Ao ver que o caubói desmaiou, o salva-vidas correu para salvá-lo e o touro acabou pisoteando ele também. Foi uma cena realmente forte, porque ele foi pisoteado na cabeça, então tinha muito sangue, o touro era muito grande e o 'pisão' foi forte. Eles saíram da arena desmaiados”, afirmou.
De acordo com o presidente, o público e os profissionais presentes ficaram assustados com a cena, mas a ação dos socorristas foi rápida. “Na hora do acidente, tínhamos paramédicos, médicos, equipe de primeiros socorros e ambulâncias de prontidão no local. Além disso, todos os profissionais usam equipamentos de segurança e passam pelo exame do bafômetro antes de entrarem na arena. Provavelmente, se isso ocorresse em um lugar sem nada disso, ele (Sombra) teria morrido”, disse.
Acidente foi o primeiro da noite, segundo a Federação Mato-grossense de Rodeio (Foto: Lucas Torres/Portal Sorriso MT)Esse foi o primiero acidente da noite, segundo a Federação Mato-grossense de Rodeio (Foto: Lucas Torres/Portal Sorriso MT)
O caubói foi avaliado no hospital e recebeu alta ainda na noite de ontem. Já Sombra continua internado e seu estado de saúde é estável. De acordo com o presidente, o salva-vidas está acordado, acompanhado de familiares e se recuperando.
“Ele não corre risco de morte e continua sob cuidados médicos porque perdeu muito sangue com o corte na face e ingeriu um pouco [de sangue] também, que foi para o pulmão. Ele teve o osso da face trincado, mas está bem”, afirmou.
Acidentes
Sombra trabalha como salva-vidas em rodeio há mais de 15 anos, segundo Renato. O presidente da federação ressaltou que, apesar do uso de equipamentos de proteção, da seleção dos animais e dos profissionais e de se tratar de uma competição devidamente regulamentada, o rodeio é um esporte de risco.
Caubói e salva-vidas foram resgatados e levados para hospital em Sorriso (Foto: Lucas Torres/Portal Sorriso MT)Caubói e salva-vidas foram resgatados e levados para hospital em Sorriso (Foto: Lucas Torres/Portal Sorriso MT)
“Para se ter uma noção, em cinco noites de rodeio em Sorriso, com 20 montarias em cada uma das quatro primeiras noites, não tivemos acidente algum. Mas, ontem, quando só tínhamos 10 montarias, foram registrados três acidentes. Esse [do Sombra] foi apenas o primeiro da noite e o mais grave”, afirmou.
Conforme o presidente, outros dois caubóis sofreram lesões durante a noite final da 3ª etapa do circuito. Um deles cortou o queixo no chifre do touro que montava e o segundo caiu, foi pisoteado pelo animal e sofreu uma lesão, mas passa bem.
FONTE - GLOBO.COM
Salva-vidas é pisoteado por touro ao ajudar caubói desmaiado em rodeio Salva-vidas é pisoteado por touro ao ajudar caubói desmaiado em rodeio Revisado por Blog do Chaguinhas on 04:39:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios