[Fechar]

Últimas notícias

Funcionários da Funpar fazem greve no maior hospital público do Paraná

Pacientes fazem fila para aguardar por consulta no HC na manhã desta segunda (Foto: Bruno Fávaro / RPC)
Funcionários do Hospital de Clínicas (HC) contratados pela Fundação da Universidade Federal doParaná (Funpar) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir das 7h desta segunda-feira (6). Eles são contra o último reajuste salarial de 5,2% apresentado pela universidade e pedem aumento de 20,16%.
O HC é o maior hospital público do Paraná e atende, anualmente, mais de 1 milhão de pessoas. Até as 7h20, os serviços de urgência e emergência estavam sendo atendidos normalmente. Contudo, quem já tinha consulta agendada, pode ter uma espera maior. Às 7h36, a fila para atendimento passava de 100 pessoas.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público do Paraná (Sinditest-PR), a contraproposta não cobre nem metade da inflação acumulada no período de maio de 2015 a maio de 2016, mês em que deveriam ter sido concluídas as negociações do acordo coletivo.

Ainda de acordo com o Sinditest, dos 3.132 funcionários contratados pela Fumpar, pelo menos 850 adediram ao movimento grevista.
"Embora ainda não tenham sido divulgados os números oficiais da inflação de maio deste ano, a projeção do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) é que a soma dos últimos 12 meses fique em 9,97%", declarou o Sinditest.
Crise financeira
Em crise e sem dinheiro para custear as despesas, recentemente o HC e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral, em Curitiba, criaram uma campanha chamada "Anjos pela Vida" para arrecadar dinheiro.

O HC recebe aproximadamente R$ 8 milhões por mês. Entretanto, precisa de mais R$ 3,8 milhões para não fechar as contas no vermelho. No maior hospital público do Paraná, a defasagem de leitos em virtude da falta de recursos chega a 40%.
Há ainda problemas de abastecimentos de materiais e medicamentos básicos para o funcionamento de um hospital. “Aqueles setores mais sofisticados, onde têm tratamentos mais difíceis, sofrem um pouco mais com essa dificuldade financeira da atualidade”, afirmou Flávio Tomasich, que é superintendente do HC.

Para apoiar o HC e a maternidade, os interessados podem entrar em contato pelo email contato@anjospelavida.com.br ou pelo telefone (41) 3091-1000.
FONTE - G1 PARANA - GLOBO.COM

Nenhum comentário

UA-102978914-2