[Fechar]

Últimas notícias

PF desarticula organização criminosa com movimentação bilionária

Maringá-PR – A Polícia Federal deflagrou nesta manhã, 16/06, a Operação CELENO, visando desarticular uma grande organização criminosa que atuava em vários Estados e movimentava anualmente cerca de 3 bi de reais em mercadorias contrabandeadas.

Cerca de 360 Policiais Federais estão cumprindo 138 mandados judiciais, sendo 28 mandados de prisão preventiva, 15 de prisão temporária, 18 de condução coercitiva e 77 de busca e apreensão, nos estados do Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

As investigações iniciadas no ano de 2013 detectaram quatro grupos criminosos que, quase que diariamente, conduziam suas aeronaves de Salto Del Guairá, no Paraguai, até pistas clandestinas no interior do estado de São Paulo. As mercadorias eram então retiradas dos aviões e escoadas para entrepostos de armazenamento, de onde eram transportadas por caminhões e veículos até os destinatários finais.

Durante as apurações, constatou-se que pelo menos doze aeronaves eram utilizadas pelos criminosos, realizando até mesmo dois voos diários, conforme as condições de clima e luminosidade. Cada aeronave levava cerca de 600 quilos de mercadorias, num valor estimado de 500 mil dólares por frete ilícito.

As células criminosas, responsáveis pelos fretes aéreos, eram contratadas por agenciadores baseados em Foz do Iguaçu/PR e no Paraguai. Além disso, um dos grupos comercializava as mercadorias em empresas próprias, estabelecidas em Ribeirão Preto/SP e São Paulo/SP.

Ao longo da investigação foram apreendidas quatro aeronaves, sendo uma delas um monomotor, alvejado pela Força Aérea Brasileira – FAB, em outubro de 2015, quando tentava retornar ao Paraguai carregado de mercadorias.

O nome da Operação remete à mitologia grega na qual CELENO é uma harpia, um monstro mitológico. O nome ainda tem o significado “obscuro” ou “escuridão”.

Será concedida coletiva de imprensa às 10h na Delegacia de Polícia Federal em Maringá/PR, situada na Avenida José Alves Nendo, nº 1.309 – Jardim São Silvestre – Maringá/PR.


Comunicação Social da Polícia Federal em Maringá/PR
Telefones: (44) 3220-1409
NO GRUPO DE WHATS - REPÓRTER DA HORA

Nenhum comentário

UA-102978914-2