[Fechar]

Últimas notícias

Amunop e Seed discutem transporte escolar

Cornélio Procópio – A presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunop), Clea Marcia Bernardo de Oliveira, prefeita de Leópolis, deve se reunir hoje com a secretária estadual de Educação do Paraná, Ana Seres Trento Comin, para discutir o pedido de aumento de 20% do repasse de recursos do transporte escolar e auxílio para melhorar a frota.
O encontro foi agendado após não ter havido avanços no último encontro dos representantes da Diretoria de Transporte Escolar da Seed e os prefeitos e secretários de Educação dos municípios que integram a Amunop. Durante a reunião, a coordenadora estadual do transporte escolar, Eliane Teruel Carmona, o chefe de Departamento de Logística, Celso Bernardo, e o chefe em exercício do Núcleo Regional da Secretaria de Educação de Cornélio Procópio, Sidney Roque, não puderam atender às reivindicações dos prefeitos e sugeriram um encontro direto com a secretária estadual de Educação.
A presidente da Amunop explicou que os pequenos municípios estão percorrendo mais de mil quilômetros por dia para poder transportar os alunos que precisam estudar nas escolas da zona urbana, muitos pertencentes ao ensino público estadual. "Este volume de estudantes e os trechos percorridos diariamente por ônibus e vans dos municípios ou contratadas provocam um desgaste enorme e despesas muito além do que é possível assumir. Não tem como continuar transportando estes alunos sem uma efetiva contribuição do governo do Estado", pondera Clea Oliveira.
Na reunião de hoje, a presidente Clea Oliveira deve apresentar um levantamento completo dos trechos, número de estudantes da rede estadual e veículos utilizados no transporte escolar. "Atualmente muitos municípios transportam apenas um aluno que estuda na cidade e esta obrigatoriedade tem aumentado nossas despesas. Temos conversado com os diretores para unificar o transporte nos períodos matutino e vespertino também para a rede estadual. Hoje nossos compromissos aumentaram, mas os recursos estão cada vez mais escassos", lembra a presidente da Amunop.
Como a maioria dos prefeitos está concluindo o segundo mandato, a prestação de contas deverá ser rigorosamente concluída. Clea Oliveira descartou uma paralisação do transporte dos alunos como forma de protesto porque, em final de mandato, esta medida prejudica aqueles que nada tem a ver com a discussão.
Marcos André de Brito
Especial para a FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2