Frigorífico fecha as portas e demite centenas no interior do PR





O Frigorífico Oregon, em Apucarana, Norte do Paraná, fechou as portas e deixou sem emprego cerca de 200 pessoas, informou nesta sexta-feira (22) o sindicato que representa a categoria. As atividades do local, que abatia até 350 cabeças de gado por dia, foram encerradas oficialmente nesta quinta-feira (21). Até o momento 33 demissões foram homologadas, mas até a semana que vem todas as rescisões devem estar assinadas.

José Aparecido Gomes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Apucarana e Região, diz que a categoria foi pega de surpresa. “Nenhum trabalhador, ninguém estava esperando. Deram 10 dias de férias coletiva e na volta ao trabalho dispensaram”, lamenta.

O dirigente reclama que até o momento, nas 33 demissões realizadas, foram pagos aos funcionários apenas os dias trabalhados no mês de julho. Os valores referentes a multas rescisórias, férias e 13º salários até agora não entraram em discussão, segundo ele. “Se eles quiserem pagar parcelado, o sindicato não vai aceitar, vai ser na Justiça”, diz.

Para que os funcionários não fiquem desamparados, o sindicato está homologando as rescisões mesmo sem o pagamento integral, mas com ressalvas. Assim, os funcionários podem acessar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o Seguro Desemprego. “Já formulamos a denúncia, protocolamos no Ministério Público do Trabalho (MPT). Estamos preparando as reclamatórias para dar entrada na Justiça de imediato”, alerta Vanderlei Carlos Sartori Júnior, advogado da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado do Paraná.

Empresa
A reportagem entrou em contato com os advogados dos responsáveis pela companhia e aguarda retorno sobre as razões do fechamento e das reclamações do sindicato sobre as dívidas trabalhistas.

Via: Gazeta do Povo
Frigorífico fecha as portas e demite centenas no interior do PR Frigorífico fecha as portas e demite centenas no interior do PR Revisado por Blog do Chaguinhas on 17:14:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios