[Fechar]

Últimas notícias

Marcelo Belinati lidera corrida pela Prefeitura de Londrina

O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Londrina Marcelo Belinati (PP) lidera a corrida eleitoral, com 43% das intenções de voto, conforme pesquisa estimulada – quando os nomes dos políticos são apresentados aos entrevistados. O índice foi apurado no quarto levantamento sobre as eleições municipais feito pelo Instituto Multicultural, para a FOLHA e a Rádio Paiquerê AM, dando sequência à série iniciada em dezembro do ano passado. Pela segunda vez não consta do cenário o nome do prefeito Alexandre Kireeff (PSD), que descartou a candidatura à reeleição. O atual chefe do Executivo, entretanto, aparece em segundo lugar na pesquisa espontânea – quando o eleitor cita livremente a sua preferência. Kireeff tem 17% das citações contra 29% de Marcelo (leia mais no box).
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-03826/2016, a pesquisa tem margem de erro de 3% para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%. Foram realizadas 640 entrevistas individuais, no período de 22 a 24 de julho.
Considerando apenas os votos válidos, Marcelo tem 63,5% e, se a eleição fosse hoje, venceria a eleição no primeiro turno com ampla vantagem para o segundo colocado, Valter Orsi (PSDB), que tem 15,5%. Na sequência aparecem Sandra Graça (PRB), Boca Aberta (PR) e Luciano Odebrecht (PMN), com 3,5% cada um; Celso Marconi (DEM), 3%; André Trindade (PPS), 2,5%; Paulo Muniz (PV) tem 1,5%; Marcos Urbaneja (PDT), Paulo Silva (PSOL), João Mendonça (PMDB) e Odarlone Orente (PT), cada um com 0,7%; Márcio Stamm (PSB), 0,5% e Jaci Aguiar (PTC), 0,2%.
A pesquisa foi realizada dentro do período liberado para as convenções partidárias, que vai do dia 20 de julho até o dia 5 de agosto, quando as siglas têm que definir os seus representantes para concorrer a prefeito e vereador nas eleições do dia 2 de outubro. Segundo o diretor do Multicultural, Edmilson Vicente Leite, uma nova sondagem será realizada após as convenções. "Certamente essa quantidade de candidatos vai se reduzir pela metade, ou mais", observou ele.
A minirreforma aprovada no ano passado provocou mudanças no calendário eleitoral e reduziu o tempo de propaganda, embora tenha ampliado o espaço para a pré-campanha. "Neste momento, mesmo não confirmando a candidatura, Marcelo, que vem de duas eleições seguidas, para prefeito em 2012 e para deputado em 2014, quando venceu com boa votação, tem maior visibilidade e leva grande vantagem sobre os demais pré-candidatos", avaliou o diretor do Multicultural.
Faltando menos de 70 dias para o pleito, ainda é grande o número de eleitores indecisos, sendo 22,5% no caso da pesquisa estimulada e 34,5% no levantamento espontâneo. Apenas como comparação, nas últimas eleições municipais, em 2012, neste mesmo período, já havia se esgotado o tempo para a realização das convenções e todos os partidos já haviam anunciado os candidatos e as respectivas coligações.
Edson Ferreira
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2