[Fechar]

Últimas notícias

PF desarticula megaquadrilha de contrabando no Noroeste do PR

Segundo a Polícia Federal, quadrilha movimentava cerca de 2,5 mil caixas de cigarros diariamente


A Polícia Federal (PF) desarticulou na manhã desta terça-feira (12) no Noroeste do Estado uma quadrilha que levantava R$ 1,8 milhão por dia com cigarros contrabandeados do Paraguai. A operação batizada como Pleura, em alusão à membrana que protege o pulmão, cumpriu 21 mandados no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Até ontem, 11 pessoas tinham sido presas, entre elas um médico e um advogado. Os dois são irmãos, moravam em Loanda e são apontados como os líderes do esquema.
De acordo com a PF, a intensa fiscalização na região de Guaíra (Oeste) fez com que a quadrilha deslocasse o fluxo das embarcações carregadas com contrabando para o Noroeste, nas proximidades de Querência do Norte, através dos rios Paraná e Ivaí. Segundo o delegado Alexander Boeing Noronha Dias, a quadrilha movimentava cerca de 2,5 mil caixas de cigarros diariamente.
Dos portos clandestinos em Querência do Norte, a mercadoria era levada por veículos pequenos até propriedades rurais da região, de onde eram distribuídas em caminhões com destino a São Paulo e cidades do interior paulista. A grande movimentação das embarcações, com carregadores e batedores armados em lanchas de apoio, chamou a atenção da comunidade local.
O grande poderio do grupo criminoso, apontado como um dos maiores do País em lucratividade, levou a PF a criar um grupo especial em Maringá. Segundo Dias, cem policiais foram destacados para o cumprimento de 38 mandados judiciais em Loanda, Querência do Norte e Capanema, e ainda em Tupã (SP) e Naviraí (MS). Do total, 21 mandados eram de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão.
A PF informou que o médico dava plantões em hospitais públicos em Santa Isabel do Ivaí e Santa Cruz de Monte Castelo, no Noroeste. Os estabelecimentos de saúde informaram que o médico deixou de comparecer a alguns plantões, o que para a polícia indica que o tempo era destinado ao controle da atividade criminosa. Cadernos com toda a contabilidade da quadrilha foram encontrados na casa do médico e uma grande quantidade de munições, na casa do advogado.
Além dos irmãos, também foi presa uma família de Capanema que também atuava na atividade ilícita, com diversos integrantes do grupo vinculados aos atos delitivos. A Polícia Federal não detalhou quantas pessoas foram presas nesta situação. De acordo com o delegado, os outros suspeitos são considerados foragidos. Seis deles estariam escondidos no Paraguai e, segundo o delegado, serão incluídos na lista de procurados da Interpol.
Celso Felizardo
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2