[Fechar]

Últimas notícias

ATENÇÃO A RECIRCULAÇÃO DO AR-CONDICIONADO PODE CAUSAR SONOLÊNCIA


Sim, é verdade - como inclusive alertam a maioria dos manuais de instruções. O médico Dirceu Rodrigues, diretor da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), explica que pode haver a sonolência e, no extremo, o desmaio.
Isso ocorre porque, com a recirculação do ar-condicionado ligada, o sistema evita a entrada de ar externo na cabine e trabalha apenas com o volume que já está dentro do veículo. Quando essa opção fica ativa por muito tempo, seja para resfriar o ambiente logo ou evitar a entrada de fumaça, os ocupantes gastam o oxigênio (O2) e liberam o gás carbônico (CO2).
Este gás, em altas concentrações, provoca a vontade de dormir. Assim, aos primeiros sinais de sonolência, deve-se abrir as janelas para renovar o ar dentro da cabine.
O fenômeno não é restrito aos automóveis. Anos atrás, uma pesquisa em ambientes de trabalho em São Paulo analisou funcionários que trabalham em edifícios com climatização artificial e outros com circulação natural de ar. Os sintomas de sonolência (além dos de irritação ocular e nasal) foram muito maiores nos que passam o dia em locais com ar-condicionado.
Fonte: 4Rodas

Nenhum comentário

UA-102978914-2