[Fechar]

Últimas notícias

Industrialização impulsiona crescimento em alguns municípios do Norte Pioneiro

Siqueira Campos passou de 14,2 mil para 20,3 mil habitantes. Indústria de autopeças de motos emprega cerca de 4 mil pessoas


Cornélio Procópio - Entre as cidades do Norte Pioneiro que se destacaram pelo crescimento populacional estão Siqueira Campos e Curiúva, que aumentaram seu contingente em 42% nos últimos 25 anos. Logo em seguida aparecem municípios próximos a Siqueira Campos, como Jaguariaíva (37,8%), Arapoti (34,5%), Ibaiti e Joaquim Távora, com aumento de 18% cada. Santo Antônio da Platina, Cambará e Jataizinho também registraram bons índices de crescimento. 

Siqueira Campos sentiu uma forte transformação, passando de 14,2 mil habitantes há 25 anos, para os atuais 20,3 mil. A causa seria a instalação, no início da década de 1990, de uma indústria de autopeças de motos, que emprega hoje cerca de 4 mil pessoas. "A empresa cresceu e é atualmente uma das maiores fabricantes da América Latina", conta o controlador interno da Prefeitura, Sidney Custódio de Melo. A cidade também atraiu diversas confecções de roupas e uma granja de frangos. "Hoje são mais de 10 confecções, algumas com mais de 150 funcionários." 

Segundo ele, a cidade investiu em atrativos de impostos, além de oferecer infraestrutura para atração de empresas. "Estamos nos tornando um polo industrial na região, e esperamos seguir nesta direção". 

Entre as cidades mais tradicionais do Norte Pioneiro, Santo Antônio da Platina foi a que apresentou melhor desempenho nos últimos 25 anos. A cidade, que em 1991 registrava 38,7 mil habitantes, em 2016 contava com 45,5 mil, crescimento de 17,7%, conforme o IBGE. 
Uma das causas do crescimento seria a instalação, em 2008, de uma multinacional fabricante de componentes elétricos para veículos. A indústria possui mais de mil funcionários. "Também ampliamos nosso parque industrial com empresas de confecções de vestuário. Há algumas que empregam mais de 200 pessoas nesse setor. Além disso, procuramos manter nossa tradição de polo comercial e de serviços da região", explica o secretário de Administração da cidade, Orlando Pimentel. 

Nascido em Santo Antônio, Pimentel conta que percebeu a boa mudança na cidade nos últimos anos. "O aspecto, a organização e a qualidade de vida melhoraram. Hoje somos o único município com cinema e um pequeno shopping no Norte Pioneiro, além de opções diferenciadas de compras, sem perder a tranquilidade do interior. Tudo são atrativos para que as pessoas gostem de viver aqui". (R.P.)

FONTE - FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2