[Fechar]

Últimas notícias

SANTA CECÍLIA DO PAVÃO É UM DOS MUNICÍPIOS QUE MAIS PERDEU POPULAÇÃO EM NOSSA REGIÃO, DIZ FOLHA DE LONDRINA

Entre os municípios da região que mais sofreram queda na população está Santa Cecília do Pavão. Conforme o IBGE, em 1991 a cidade contava com 8.642 moradores, mas hoje tem pouco mais de 3,5 mil, representando uma queda de quase 60%. 
Seu João Carneiro é morador antigo de Santa Cecília, tem 76 anos e há 67 trabalha em um supermercado no centro, que herdou do pai. Ele conta que o esvaziamento da cidade foi bastante nítido. "Havia bastante gente até a década de 1980 porque tinha a cultura do algodão, que precisa do trabalho manual. Depois que acabou o algodão veio a soja, que não dá serviço, uma pessoa sozinha com um trator planta 40 alqueires. Como não tem empresas na cidade, o pessoal foi embora, em busca de emprego", conta. 
Entre 2010 e 2016 houve uma queda de 3% na população da cidade. A situação se agravou há cerca de um ano, com o fechamento de uma fábrica de fiação da cidade vizinha, Assaí, que empregava quase 40 famílias de Santa Cecília. 
A maior queda de população dos últimos seis anos foi registrada em Santo Antônio do Paraíso, que tinha, em 2010, cerca de 2,5 mil, e hoje possui 2,3 mil. Conforme o secretário de Administração, José Aparecido de Oliveira, a causa desse quadro é a falta de empregos. "A únicas fontes de renda aqui são a prefeitura e os aposentados. Nosso município é pequeno, voltado para as culturas de soja e trigo, com quase 300 pessoas morando na zona rural, o que é muito pouco em vista do que existia antes. Hoje as culturas não empregam muitas pessoas, por serem mecanizadas. As grandes indústrias também não se atraem por cidades tão pequenas como a nossa", reclama. Ele acredita que uma das formas de reverter o quadro é incentivar os moradores a montarem pequenas indústrias. "Queremos incentivar a construção de barracões, para, ao menos, auxiliar os moradores que já estão aqui instalados." 
Algumas cidades estão conseguindo reverter a queda que sofreram nos últimos anos, como é o caso de Itambaracá. Em 25 anos o município perdeu quase 30% da sua população, porém teve um ligeiro crescimento de 1,1% desde 2010. "Sofremos com o êxodo rural após a erradicação do algodão na região. Para reverter o quadro estamos procurando investir na área turística". A cidade tem potencial para o setor, com uma grande represa e as proximidades com o Rio Paranapanema, diversos condomínios estão sendo construídos. "Nos fins de semana cerca de 2 mil pessoas circulam por aqui por conta dos nossos atrativos naturais. Vamos procurar nos direcionar nesta área, pois o turismo gera muitos empregos e renda para a cidade", afirma o secretário de Administração da cidade, Reginaldo Ticianel. (R.P.)
FONTE - FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2