[Fechar]

Últimas notícias

Sem recursos, Unespar também pode suspender atividades no fim do mês

É mais uma universidade estadual que corre risco de paralisar aulas, ações acadêmicas e serviços à comunidade, destaca deputado Tercilio Turini

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) pode suspender as atividades letivas e todos os contratos no final de setembro, por falta de recursos para pagamento das despesas de custeio. O alerta consta de documento entregue por dirigentes hoje (dia 20) de manhã à Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado estadual Tercilio Turini.

“É mais uma universidade estadual que corre risco de paralisar aulas, ações acadêmicas e prestação de serviços à comunidade. O governo do Estado não dá a mínima importância às universidades e promove o desmanche de instituições que são um dos maiores patrimônios do Paraná, pelo que fazem no ensino superior, na saúde, na ciência e tecnologia e no desenvolvimento regional”, afirmou Turini.

Na semana passada, dirigentes das universidades estaduais do Centro Oeste (Unicentro) e de Maringá (UEM) também estiveram na Assembleia, igualmente alertando sobre problemas financeiros e a possibilidade de suspender atividades. “Fizemos emendas conjuntas de vários deputados para corrigir o orçamento das universidades, e não adiantou. Apresentamos projeto para as instituições terem autonomia na substituição de servidores que se aposentam, e a proposta foi derrotada na Assembleia. Quem perde é a comunidade, que deixa de ter serviços e atendimentos”, ressaltou o deputado.

Liderada pela diretora geral do Campus Curitiba II, Pierangela Nota Simões, a comissão da Unespar aponta no documento que a universidade vive o momento mais crítico desde que foi criada, em 2013, pelo governador Beto Richa. O orçamento solicitado para este ano foi de R$ 16,6 milhões, que acabou reduzido pela metade com R$ 8,9 milhões liberados pelo governo estadual. Como a verba só paga o custeio até o final de setembro, a suspensão de atividades já foi aprovada pelo Conselho de Administração e Finanças da instituição.

Os pedidos de suplementação não foram atendidos pela Secretaria de Fazenda do Estado, relatam os dirigentes. No documento, citam ainda a necessidade de contratação de docentes e agentes universitários, ampliação e melhorias de salas de aula, laboratórios e bibliotecas, aquisição de material bibliográfico, criação de salas de videoconferência e recursos para Restaurante Universitário e moradia estudantil.

A Unespar tem 12 mil alunos em 67 cursos de graduação e quatro de mestrados, que estudam nas unidades de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí, União da Vitória e Academia Militar do Guatupê.

O deputado Tercilio Turini informou que a Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai agendar reunião em outubro com a reitoria da Unespar e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para discutir a crise e tentar buscar uma solução. Também participaram do encontro de hoje os deputados Péricles de Mello e Ademir Bier.

MAIS INFORMAÇÕES

Tercilio Turini – (43) 9994.4535

Fotos: Laura Ling e Dálie Felberg/Alep

Nenhum comentário

UA-102978914-2