[Fechar]

Últimas notícias

Defesa Civil confirma 'tsunami meteorológico' em Balneário Rincão

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que o fenômeno que atingiu Balneário Rincão, no Litoral Sul, foi um "tsunami meteorológico". O fenômemo ocorre quando uma quantidade de nuvens carregadas e fortes ventos avançam rapidamente sobre o mar e formam uma grande onda que chega até a praia. Já o tsunami ou maremoto, como o que atingiu o Japão em 2011, ocorre com o deslocamento de uma grande massa de água, geralmente provocado por um abalo sísmico.
Tsunami meteorológico atingiu Balneário Rincão (Foto: Reprodução/RBS TV)Tsunami meteorológico atingiu Balneário Rincão
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Segundo o sargento Cláudio Marcos, ninguém se feriu e as pessoas foram retiradas do mar antes da chegada dos bombeiros.
Dois veículos, um Corolla e um Accord, ficaram submersos e foram retirados da água com auxílio de cordas.
Na barra do Rio Araranguá, em Morro dos Conventos, uma onda também arrastou carros e alagou um restaurante, segundo informações da RBS TV.
De acordo com a Defesa Civil, o tsunami meteorológico é "raro, perigoso e geralmente ocorre durante a passagem de linhas de instabilidade atmosféricas intensas". O órgão explica que não é o vento que provoca o tsunami meteorológico, "mas sim a combinação peculiar de fatores, que podem gerar uma ressonânica e uma amplificação da onda".
Santa Catarina já registrou um tsunami meteorológico na praia do Pântano do Sul, emFlorianópolis, e que também foi sentido na praia da Armação em 19 de novembro de 2009, segundo a Defesa Civil.
Carro arrastado por onda foi retirado ciom auxílio de cordas no Sul de SC (Foto: W3/Divulgação)Carro arrastado por onda foi retirado com auxílio de cordas no Sul de SC (Foto: W3/Divulgação)
Municípios afetados
Ao menos 12 municípios tiveram estragos em decorrência das chuvas e vendavais. Em Tubarão, no Sul, foi montada uma Sala de Situação para atender à população. Casas foram destelhadas, árvores derrubadas e milhares de imóveis ficaram sem energia elétrica.
Uma menina de 7 anos morreu após árvores atingirem o carro em que estava no bairro São João, em Tubarão. Bombeiros retiraram o corpo da criança, que foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O pai da menina foi hospitalizado em estado de choque.
A Defesa Civil registrou danos em Tubarão, Laguna, Braço do Norte, Pedras Grandes, Araranguá,Balneário Rincão, Imbituba, Morro da Fumaça, Urussanga, Garopaba, Orleans e Anitápolis.
O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, visitou a região ainda no domingo. Nesta segunda-feira (17) ele permanece no Sul do estado, onde acompanha o levantamento dos danos em todos os municípios afetados. 
Moratelli fez contato direto com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, que se comprometeu em auxiliar Santa Catarina caso seja necessário, informou a Defesa Civil estadual. "Vamos completar o levantamento e assim que tivermos os dados faremos o contato com a Defesa Civil Nacional", afirmou Moratelli.
Orientação da Defesa Civil
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Tubarão, Anderson Martins Cardoso, a maior preocupação nesta segunda é com a segurança dos moradores.
"Neste momento de recontrução ocorrem acidentes. É importante alertar para as pessoas tomarem cuidado ao subir em cima de casas que foram destelhadas e também para evitar contato com a fiação elétrica solta nas ruas, que pode estar energizada", disse Cardoso.
FONTE - GLOBO.COM

Nenhum comentário

UA-102978914-2