[Fechar]

Últimas notícias

LONDRINA - O time da arrancada



Tencati não tem desfalques para montar a equipe que enfrentará o agora vice-líder Vasco, sábado, em Manaus




Em um campeonato longo como a Série B, nem sempre quem começa bem termina entre os primeiros. Manter o fôlego ao longo de 38 rodadas é para poucos e por isso uma arrancada no momento decisivo pode ser fundamental para se alcançar o acesso.
O Londrina conseguiu entrar no G4 há apenas três rodadas e a ascensão nesta fase da competição comprova o crescimento de rendimento do alviceleste a partir do segundo turno. O Tubarão tem a segunda melhor campanha do returno, com 66,67% de aproveitamento. Em dez jogos, foram seis vitórias, dois empates e duas derrotas. Dos atuais 48 pontos, 20 foram conquistados na segunda metade do campeonato. Em todo o primeiro turno, o LEC conquistou 28 pontos e teve 49,12% de aproveitamento. Conquistou sete vitórias, sete empates e sofreu cinco derrotas.
"Em alguns momentos o time oscilou, o que é normal neste tipo de competição. O nivelamento veio no momento certo e decisivo. Tem ainda muita coisa pela frente, mas estamos trilhando o nosso caminho e seguimos na briga", ressalta o técnico Claudio Tencati.
O melhor retrospecto do segundo turno é do Avaí, que ganhou 25 pontos (83,33%), com oito vitórias, um empate e uma derrota. O crescimento do time catarinense foi tão grande que saltou da 13ª posição no final do primeiro turno para a atual terceira colocação, com 48 pontos. Já o Vasco, que liderou a Série B por 28 rodadas, viu seu desempenho despencar no returno e só somou 12 pontos até aqui. Com a derrota de virada na terça-feira para o Paysandu (3 a 1), a segunda seguida, o cruzmaltino perdeu, pela primeira vez, a liderança para o Atlético Goianiense, que soma 52 pontos, um a mais do que os vascaínos.
Faltando nove rodadas para o final, a disputa se acirrou ainda mais tanto por uma vaga no G4 quanto na briga pelo título. Entre o líder e o Ceará, que é o décimo colocado, a diferença é de nove pontos. Em quarto lugar, o LEC tem uma vantagem de três pontos sobre Náutico e Brasil de Pelotas, quinto e sexto colocados, respectivamente.
"Mais difícil do que chegar é se manter entre os primeiros. Muitos não acreditavam no nosso potencial e hoje as equipes passaram a nos ver com outros olhos. O campeonato vai seguir disputadíssimo até o fim e temos que nos manter focados e determinados", frisa o meia Zé Rafael.

Matemática 
Projeções do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontam que com 63 pontos uma equipe possui 99% de chance de garantir o acesso. Neste cenário, o Londrina precisa conquistar mais 15 pontos nos 27 que ainda vai disputar. Hoje, o LEC tem 55,5% de chances de conseguir uma vaga na Série A em 2017. Segundo ainda a UFMG, com 70 pontos um time tem 99% de ser campeão. Com isso, a probabilidade de título do alviceleste é de 10,7%.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2