[Fechar]

Últimas notícias

Somente duas prefeitas são eleitas na região



Darlene Moreira, de Rancho Alegre: "Eu sempre defendi a educação como essencial para qualquer município"


Tiago Dedone/Divulgação
Tiago Dedone/Divulgação - Ione Alves Abib, de Andirá: saúde e geração de renda e emprego serão prioridades
Ione Alves Abib, de Andirá: saúde e geração de renda e emprego serão prioridades


Andirá – Apenas duas prefeitas foram eleitas no pleito de 2 de outubro, na mesorregião do Norte Pioneiro, que compreende 45 municípios e integram duas associações. A pecuarista Ione Alves Abib, eleita em Andirá, e a professora aposentada Darlene do Prado Moreira, de Rancho Alegre, têm pontos em comum. Elas se tornaram as primeiras mulheres a vencer nos dois municípios, integram o PMDB e seus maridos foram ex-prefeitos.
A ex-primeira dama de Andirá Ione Abib é esposa do ex-deputado e ex-prefeito Alarico Abib, que faleceu este ano. Formada em Gestão Pública, foi secretária municipal de Ação Social e, durante a campanha, deu destaque a ações que pretende tomar em duas áreas: saúde e geração de emprego e renda. O empresário José Adilson dos Santos foi eleito vice-prefeito na chapa, que obteve 54,22%, que somaram 7.207 votos. Além disso, ela propõe, em seu plano de governo, a criação da Ouvidoria municipal, do Núcleo de Participação Popular, e projeto de Comunicação Comunitária.
Ione anunciou que pretende definir nesta semana a equipe de transição que irá se reunir com o prefeito José Ronaldo Xavier para saber principalmente sobre o orçamento e licitações em andamento. O objetivo da equipe de transição é que a mudança de governo não afete os atuais serviços oferecidos à população. A prefeita eleita conta que também conversou com vários deputados nos últimos dias para pedir apoio na obtenção de recursos para realizar alguns projetos, principalmente voltados à saúde e infraestrutura. A população estimada de Andirá é de 20.800 habitantes.

APOIOS
Em Rancho Alegre, a professora aposentada Darlene do Prado Moreira, de 59 anos, disputou a prefeitura com Sônia Coimbra (PSC). O município de 3,9 mil habitantes foi a única da região que teve duas mulheres disputando as eleições. Esposa do ex-prefeito Dalvo Moreira, que cumpriu dois mandatos e elegeu o sucessor, o atual prefeito Edson Dominciano Correa, Darlene foi eleita com 53,05% dos votos (1.486 votos).
A experiência como secretária de Ação Social nos dois mandatos do marido foi importante para a vitória, segundo Darlene, cujo vice-prefeito é Valter Aleixo da Silva (PDT). Ela ainda foi secretária de Educação por dois anos no atual mandato e se desligou da prefeitura há dois anos. "Sempre olhamos com muita preocupação a situação das famílias carentes e isto ajudou muito", lembra, admitindo que o apoio do marido foi fundamental.
A partir de janeiro de 2016, uma das prioridades da prefeita eleita é a área de educação. "Eu sempre defendi a educação como essencial para qualquer município. Através dela, formamos cidadãos e cidadãs conscientes e aptas para o trabalho. Temos este compromisso com a nossa cidade e vamos contribuir em tudo que estiver ao nosso alcance. O mesmo vamos fazer com a ação social; queremos atender todas as famílias, crianças, jovens e idosos e todos os que necessitam de apoio, permitindo um vida mais digna a todos", garantiu. A conclusão de obras paralisadas também integra o plano de governo da nova prefeita.
Esta semana, Darlene deve indicar a comissão que vai tratar do processo de transição na prefeitura. Segundo Darlene Moreira, a equipe está sendo formada e assim que o prefeito publicar o decreto autorizando este trabalho, eles serão anunciados.
A Coligação Rancho Alegre pra Frente e pra todos elegeu cinco vereadores, três do PMDB, um do PDT e outro do PTB, o que representa mais da metade da Câmara, formada por nove integrantes. Questionada sobre o relacionamento com o Legislativo, a prefeita eleita disse que será de respeito. Ainda segundo ela, o fato de ser do PMDB não será obstáculo para um bom relacionamento com o governador Beto Richa(PSDB). "Tivemos o apoio do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que é Líder do governo na Assembleia, e do deputado federal Sérgio Souza, do PMDB. Ambos serão nossos representantes em Curitiba e Brasília, onde vamos buscar muitas parcerias", lembrou.
Marcos André de Brito
Especial para a FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2