[Fechar]

Últimas notícias

Romanelli apresenta projeto que formaliza Angra Doce no Norte Pioneiro

Cinco municípios do Paraná estão envolvidos no projeto para o desenvolvimento turístico da região

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do governo na Alep, apresentou nesta terça-feira (7), em conjunto com o deputado Pedro Lupion (DEM), o projeto de lei que reconhece a região de Angra Doce, no Norte Pioneiro, como área de especial interesse turístico. A sede da unidade de gestão do projeto deverá ser instalada em Carlópolis.

Cinco municípios do Paraná serão impactados pelas ações em Angra Doce. São eles: Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Salto do Itararé e Siqueira Campos. “A proposta é montar uma governança que envolve vários setores do estado como as secretarias de governo, universidades e sociedade civil”, explicou Romanelli.

De acordo com o líder, o projeto fortalece o Norte Pioneiro do Paraná com o desenvolvimento do mercado turístico da região. “O objetivo é utilizar o turismo para promover o desenvolvimento sustentável integrado da região, aliado à conservação dos recursos naturais, fomento da economia local, geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida da população, elevando o IDH-M da região.O projeto Angra Doce vai gerar emprego e renda aos paranaenses”, disse.

“A união das lideranças políticas que estão envolvidas nesse projeto tem sido muito importante. Todos estão empenhados para trabalhar pelo sucesso de Angra Doce em todos os quesitos”, afirmou Romanelli.

Angra Doce engloba 15 municípios que ficam ao redor da Usina Hidrelétrica de Chavantes, na confluência dos rios Paranapanema e Itararé, divisa entre os estados do Paraná e São Paulo. A região é propícia para para a prática de vários esportes. Também há cachoeiras, trilhas, praias artificiais e lugares históricos ideais para passeios turísticos.

Na sexta-feira (3), os governadores Beto Richa e Geraldo Alckmin (SP) assinaram  em Ribeirão Claro (PR), um protocolo de intenções para estruturar as ações turísticas na região de Angra Doce. Além dos municípios paranaenses, dez cidades paulistas (Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Fartura, Ipaussu, Itaporanga, Piraju, Ourinhos e Timburi) serão impactados pelas ações em Angra Doce.

O plano de desenvolvimento sustentável da região inclui proteção ambiental com utilização de energia limpa, reciclagem e reutilização de materiais; adoção de políticas públicas inclusivas e redistributivas; incentivo à economia criativa, à valorização da cultura e gastronomia local e respeito aos direitos humanos.

Nenhum comentário

UA-102978914-2