[Fechar]

Últimas notícias

(08/03/2017)Blitz da Light flagra gatos em 60% dos locais inspecionados em bairros da Zona Norte do Rio

Uma fiscalização em ligações elétricas promovida pela Light na Zona Norte do Rio constatou que em 57% dos imóveis inspecionados havia ligações clandestinas de energia. Ao todo, apenas na manhã de ontem, foram 1.684 verificações e 963 irregularidades localizadas. Os gatos de luz foram encontrados nos bairros da Penha, de Olaria, Brás de Pina e Bonsucesso.
Ao todo, oito moradores ou proprietários de estabelecimentos comerciais, entre eles um salão de beleza e um restaurante, foram autuados por furto de energia. O crime, previsto no artigo 155 do Código Penal, pode ser punido com um a quatro anos de prisão, além de multa. Como o consumo de energia cresce no verão, a empresa aumenta em até 30% o efetivo de fiscais e aperta o cerco contra os gatos. As operações devem continuar nos próximos dias. Por ano, a Light calcula ter um prejuízo de R$ 3 bilhões por conta da ligações irregulares de energia elétrica.
Esses custos são arcados por todos os consumidores, uma vez que são repassados para a população na conta de luz. Os aumentos ocasionados pelos gatos em residências, restaurantes, pontos comerciais e até postos de gasolina, como no ano passado, tornam as contas até 17% mais caras. Segundo a Light, o furto de energia também ocasiona problemas na distribuição. Segundo o superintendente de recuperação de energia da empresa, Rainilton Andrade, grande parte dos casos de interrupção de energia em comunidades tem na origem as ligações irregulares.


FONTE - EXTRA/GLOBO.COM

Nenhum comentário

UA-102978914-2