[Fechar]

Últimas notícias

Empreendedorismo na UENP

A Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (Aitec) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) promoveu, recentemente, o evento “Empreendedorismo: Desafios e Possibilidades”.
Realizado nos campi Luiz Meneghel – de Bandeirantes e de Jacarezinho, o evento teve como objetivo apresentar a “trilha de atividades” voltada ao empreendedorismo e inovação. Cerca de 700 estudantes participaram das atividades.
Segundo o coordenador da Aitec, André Luís Andrade Menolli, a ideia foi despertar na comunidade acadêmica o interesse pela ação empreendedora e tecnológica de modo a contribuir com o desenvolvimente regional. “Cada um dos campi terá atividades específicas, que já estão sendo planejadas desde o final do ano passado em parceria com o SEBRAE”, acentua o professor. “As ações serão baseadas em atividades de universidades reconhecidamente empreendedoras dos Estados Unidos, de acordo com os cursos oferecidos e o potencial regional”, complementa.
Durante o período da tarde, no Campus Luiz Meneghel, foi apresentada a trilha TecFarm, que compõe projeto em conjunto com o Instituto Tecnológico do Paraná (TECPAR). Nessa trilha, serão realizadas diversas atividades ao longo do ano, com o intuito de capacitar e incentivar alunos a desenvolver soluções inovadoras voltadas especificamente ao agronegócio. Ao final do processo, os melhores projetos serão avaliados para concorrer a vagas na incubadora tecnológica do TECPAR, no Parque Tecnológico do Norte Pioneiro, em Jacarezinho.
“Estamos bastante otimistas. A UENP está dando um passo importantíssimo ao realizar um evento desse porte”, destaca Gilberto Passos Lima, gerente do setor de parques e incubadoras tecnológicas da TECPAR. Ele ressalta que quanto mais cedo o acadêmico for motivado a empreender, mais tempo ele tem para pesquisar e desenvolver seus projetos. “Acreditamos que esse é o caminho para que o norte pioneiro comece a se destacar em projetos inovadores”, acentua.
Já à noite, no Campus de Jacarezinho, o encontro foi para discutir sobre a “Trilha Tecnologia em Saúde e Alimentação”, que será voltada não só aos estudantes dos cursos de Educação Física, Odontologia e Fisioterapia da UENP, mas também aos alunos do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A trilha tem o objetivo de capacitar e incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas propostas.
A acadêmica Sophia Francisco Guerzoni, aluna do primeiro ano de Agronomia, disse que o evento foi uma oportunidade de mostrar aos estudantes outras possibilidades de atuação profissional. “Eu achei muito bom. Acredito que isso seja fundamental em uma universidade. Esses eventos nos ajudam a encontrar um caminho profissional, aumenta nossas possibilidades”, salientou.
Para o coordenador da Aitec, o evento foi bastante positivo. “A impressão que tivemos, em conversas com alunos e professores, foi que o formato das trilhas agradou, vindo ao encontro dos anseios dos alunos para complementar sua formação para além das atividades curriculares”, avaliou André Menolli.
FONTE - NP DIARIO

Nenhum comentário

UA-102978914-2