[Fechar]

Últimas notícias

Richa anuncia construção do Contorno Norte de Londrina

O governador Beto Richa (PSDB) anunciou na manhã desta sexta-feira, no auditório da Prefeitura de Londrina, a construção do Contorno Norte e de três viadutos na BR-369/Avenida Tiradentes, além da duplicação da BR-369 no trecho entre Jataizinho e Cornélio Procópio.
O Contorno Norte de Londrina é uma obra prevista no edital de concessão assinado em 1997 entre o governo do Paraná e a concessionária Triunfo Econorte. Pelo cronograma inicial, deveria ter sido feito em 2002. Mas, devido a negociações entre a empresa e o governo, foi transferido para 2021, último ano do contrato, e corria o risco de não sair do papel.
No projeto original, a obra seria em pista simples e passaria perto da Avenida Saul Elkind, na zona norte. Como a região tornou-se urbana e as desapropriações necessárias para a obra ficariam muito caras, o governo a descartou. Embora nunca tenha admitido, há rumores de que o Estado estaria negociando com a concessionária a troca da obra pela duplicação da BR-369 até Cornélio Procópio. Lideranças políticas e empresariais se uniram em defesa do contorno.
Nesta sexta-feira, Beto Richa afirmou que, "depois de análises técnicas e por intermédio de reunião com prefeitos e deputados", foi definido um novo traçado para o contorno de Londrina, que passará ao norte do Ribeirão Jacutinga e não mais ao sul. Assim, ficará fora da área urbana. A obra será em pista dupla e terá 32 quilômetros, em vez dos 28,5 quilômetros originais. "Discutimos esse novo traçado para resolver o problema da região", disse o governador.
Segundo ele, a previsão é que os projetos da obra, que serão cedidos pela Econorte, fiquem prontos em dois meses. Na sequência, teria início o processo de desapropriação das áreas rurais e de licitação para a execução da obra. O custo da execução, ainda sem estimativa, será bancado pelo Estado.
Os três viadutos serão na BR-369, próximo ao Grêmio Londrinense, na saída para Ibiporã; perto da Sadia, em Cambé; e perto da Pontifícia Universidade Católica (PUC), na Avenida Tiradentes. Eles também serão custeado pelo governo. A duplicação da rodovia de Jataizinho a Cornélio Procópio ficará a cargo da Econorte.
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), comemorou o anúncio da obra. "Fizemos um processo conjunto da sociedade por esta obra, que é um sonho para a cidade. O contorno vai representar uma grande perspectivas de melhora para a economia da região", afirma. A obra, segundo ele, vai permitir a atração de indústrias em seu entorno. Belinati também ressaltou a importância das demais obras para Londrina e região e disse que a sexta-feira foi um "dia histórico" para a cidade.
O deputado estadual Tercílio Turini (PPS) lembrou que a sociedade vem se organizando há cerca de um ano para garantir que o projeto seja realizado. "Existia sério risco de não ser viabilizada a obra." Foram feitas várias reuniões entre prefeitos, deputados e representantes das entidades empresariais. A última foi uma audiência pública, dia 17 de março na Câmara de Londrina. "Conseguimos reunir todo mundo em torno do Contorno Norte e convencemos o governador", conta. De acordo com ele, a intenção do governo é licitar a primeira etapa da obra ainda neste ano.
O Contorno Norte é uma solução logística importante para o desenvolvimento da região e foi debatido durante os EncontrosFolha. O Grupo Folha de Comunicação participou dos esforços conjuntos da sociedade para viabilizar a obra.
Vítor Ogawa e Nelson Bortolin
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2