[Fechar]

Últimas notícias

CORNÉLIO PROCÓPIO - Evento promove integração entre universidade e comunidade

Cornélio Procópio - Estudar em uma universidade federal é, muitas vezes, visto como um privilégio para poucos. Porém, foi pensando em desmistificar esta ideia que um grupo de estudantes da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), em Cornélio Procópio, organizou a 1ª Semana Tecnológica, a Sematec. O evento, criado com o intuito de fortalecer os laços entre a universidade e a comunidade externa da cidade e região, foi realizada nos dias 22 a 27 de maio no campus da instituição.

Entre os temas apresentados estavam computação quântica, sistemas inteligentes, neurociência, astronomia, drones, robótica, que são assuntos pouco comuns ao cotidiano da maioria da população, podendo, muitas vezes, gerar uma certa estranheza. Por isso foram apresentados com uma linguagem de fácil entendimento.

Segundo os organizadores, a SEMATEC recebeu cerca de mil pessoas ao longo dos seis dias de programação. Foram realizados cursos, palestras, oficinas, além da Feira de Projetos, que buscou incentivar e reconhecer os projetos com potencial de impacto na sociedade.



O evento também proporcionou a ocupação da universidade com atividades lúdicas e culturais, que vão além dos interesses acadêmicos, como a Game Night e sessão especial de cinema. Outro destaque foi a realização do projeto "UTFPR de Portas Abertas", que é uma atividade de apresentação do campus para os estudantes do ensino médio da cidade.

"A universidade, no geral, acaba desenvolvendo um conhecimento que fica fechado nela mesma, ou restrito aos próprios pesquisadores e sua comunidade interna. A ideia do evento foi 'explodir essa bolha': pegar conhecimentos que a gente constrói aqui e torná-lo acessível para qualquer pessoa", afirma Diego Guedes, aluno do curso de engenharia de controle e automação e um dos organizadores do evento.

Ele afirma que, devido ao sucesso do evento, pretende-se ampliar as atividades ao longo do ano, com palestras e oficinas. "Queremos criar o Sematec Day, e não parar por aí. Queremos construir uma identidade que contribua para, cada vez mais, humanizar a tecnologia", conclui Guedes. A semana será mais uma atividade que se junta ao rol de eventos que a UTFPR promove anualmente. "A interação entre a universidade e a comunidade externa faz parte de nossa missão. Queremos fortalecer este laço cada vez mais, ampliando as atividades de extensão", afirma Paulo Cezar Moselli, diretor-geral da instituição.

"A UTFPR/CP está buscando estreitar cada vez mais suas relações com a comunidade, e para diminuir esta visão de que o acesso é limitado, precisamos divulgar mais o que fazemos e criar um programa de visitação para que as pessoas da comunidade possam se aproximar mais e conhecer as nossas instalações", conclui o diretor.
Carol Santos Especial para a FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2