[Fechar]

Últimas notícias

Hospital Regional do Norte Pioneiro será estadualizado, garante Michele Caputo

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, reunido com prefeitos representantes do consorcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro- Cisnorpi nesta terça-feira (30) e confirmou a estadualização do Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina. A reivindicação foi encaminhada líder do governo deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), e pelo deputado Pedro Lupion (DEM).

Segundo o secretário Michelle Caputo Neto, inicia-se agora um período de 270 dias de transição, até que a Fundação Estatal de Atenção à Saúde posse a ser a gestora do hospital.

O hospital regional o Norte Pioneiro é o único administrado por um consorcio intermunicipal, em todo o Estado, possui uma capacidade instalada de 73 leitos, sendo 10 leitos de UTI Neonatal, 38 leitos obstétricos, 17 clínico cirúrgicos e 8 leitos de pediatria para atendimento aos recém-nascidos

Para o deputado Luiz Claudio Romanelli, o secretário de Saúde demonstrou sensibilidade e boa vontade para solucionar uma reivindicação antiga dos prefeitos da região.

“Essa demanda dos prefeitos já vem de muito tempo, justamente porque o Hospital Regional do Norte Pioneiro depende de recursos do Cisnorpi e de todos os municípios que integram a 19ª Regional de Saúde. É um hospital de referência na região, que atende uma população de 290 mil habitantes. Com a estadualização, não haverá mais necessidade dos municípios repassarem verbas que hoje já são escassas e que poderão ser redirecionadas a outras ações necessárias nos municípios”, disse.

O deputado Pedro Lupion, coautor do requerimento, lembra que a saúde é o setor que mais demanda dos municípios. “A estadualização do Hospital Regional vai permitir que os municípios respirem financeiramente melhor e ainda terão condições de ofertar um atendimento melhor à saúde da população, respaldados pelo governo estadual.”

O deputado também lembrou que em toda a região, existiam apenas 10 leitos de UTI, na Santa Casa de Jacarezinho. “Graças às ações do governador Beto Richa, hoje temos a UTI neonatal, está em conclusão a UTI para adultos e o hospital também é referência em cirurgias ortopédicas e atendimento a traumas. Essa é uma conquista comemorada por toda a população do Norte Pioneiro”, disse.

Segundo o prefeito de Salto do Itararé, Paulo Sérgio Fragoso da Silva, a estadualização do Hospital Regional do Norte Pioneiro trará benefícios a todos. “ Hoje foi um dia de muita alegria para os prefeitos da nossa região, os municípios não terão mais que arcar com uma despesa alta. Quero agradecer nosso governador Beto Richa e nossos deputados Romanelli e Pedro Lupion que nos proporcionaram essa grande conquista”, disse.

Para a prefeita de Quatiguá, Adelita do Efraim, a estadualização do hospital será vital para a região. “É uma grande vitória que nós conseguimos, não só ao meu município, mas também para toda a região do Norte Pioneiro, levando em consideração que este era o único hospital que era mantido por convênio dos prefeitos. Agora isso trará a nós muitas melhorias na saúde e também ao mostrarmos a força que nossos deputados que apoiam o Norte Pioneiro que é uma parte muitas vezes esquecida pelos governos do Paraná”, disse a prefeita. 

Nenhum comentário

UA-102978914-2