[Fechar]

Últimas notícias

IDOSOS DE RIBEIRÃO DO PINHAL TÊM CURSO DE INFORMÁTICA GRATUITO

Ação integra Projeto de Inclusão Social

A Prefeitura de Ribeirão do Pinhal em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) estão promovendo, durante essa semana (de 16 a 19 de maio) o curso gratuito, para quem tem mais de 60 anos, conhecer a internet e as redes sociais, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O curso é formado por duas turmas, uma no período da manhã e outra no período da tarde, com 20 alunos cada, e faz parte do Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa que a Celepar desenvolveu baseado no Estatuto do Idoso.
Nosso objetivo não é formar técnicos e sim apresentar as ferramentas para que os alunos tenham condições de buscar informações na internet de forma mais independente e possa usufruir dos benefícios da rede mundial de computadores”
A técnica de informática da Celepar e instrutora voluntária do curso, Dircélia Maria Alessi, veio de Curitiba para ministrar as aulas do curso e de maneira descontraída e dinâmica vai passar noções básicas da utilização do computador, além da navegação pelo universo virtual, com a criação de endereço eletrônico e de perfil nas redes sociais.
“Hoje em dia vemos que as crianças já nascem pedindo a senha do Wi-Fi e mesmo sem saber falar conseguem dominar a tecnologia, mas não significa que quem nasceu antes dessa época não possa aprender. Nosso objetivo aqui não é formar técnicos, mas apresentar as ferramentas para que esses alunos tenham condições de buscar informações na internet de forma mais independente e possa usufruir dos benefícios da rede mundial de computadores”, explicou Dircélia.

O secretário municipal de assistência social, Carlos Alexandre Braz, agradeceu em nome do prefeito Wagner Martins, que não pode estar presente, a parceria com a Celepar na realização desse primeiro curso de inclusão social. Braz explicou que a prefeitura e a secretaria municipal de assistência social contribuiram com o espaço do CRAS para o curso, a internet, a organização das turmas, o lanche e a disponibilização de estagiários para serem monitores auxiliares. A Celepar forneceu a infraestrutura, datashow, notebooks com demais acessórios e apostilas para os alunos.
“Espero que esse seja o primeiro de vários cursos dessa parceria e que os alunos aproveitem a oportunidade para perguntar tudo o que tiverem dúvidas e absorver o máximo de conhecimento possível”, ressaltou o Braz.
A aposentada Iolanda Oliveira da Silva, 80 anos, está muito animada com o curso no qual pretende ganhar mais independência diante do computador. “Eu até sei um pouco, mas quero aprender várias coisas como comprar pela internet e a ter meu email, porque é muito complicado sempre depender do neto”, afirmou.
O vice-prefeito Cássio Badaró da Silveira Pinto esteve na sede do CRAS no período da tarde para cumprimentar a equipe da Celepar e parabenizar os alunos.
Além da Dircélia também fazem parte da equipe da Celepar de Curitiba os técnicos Luiz Carlos Lima e Sérgio Luis dos Santos Oliveira. Da regional da Celepar de Jacarezinho vieram o supervisor da regional, Rodrigo Cecílio, e os técnicos David Messias Morelato Elero e Timeu Ferreira Oliveira.
FONTE - NP DIARIO

Nenhum comentário

UA-102978914-2