[Fechar]

Últimas notícias

Fundo de investimento compra controle da Agro 100

Com 24 lojas de insumos e 13 unidades de recebimento de grãos no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, empresa londrinense emprega 512 funcionários


O fundo de investimento Aqua Capital adquiriu o controle acionário da empresa londrinense Agro100, especializada na comercialização de insumos agrícolas e grãos. O negócio, que entrou em análise nesta quarta-feira (7) no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), foi confirmado pelos sócios fundadores, que vão permanecer na gestão da empresa. O valor e o porcentual adquirido não podem ser revelados, segundo eles, enquanto o processo não for aprovado no Cade. Na semana passada, a FOLHA revelou que uma outra empresa londrinense do mesmo segmento, a Belagrícola, havia sido comprada pelo grupo chinês DKBA.

Segundo Walter Bussadori, um dos cinco sócios londrinenses da Agro100, existe uma tendência irreversível de concentração do setor, que começou com a indústria de insumo, e agora chega à distribuição desses produtos. "Ainda em 2013, quando participamos de um Congresso em São Paulo, tomamos consciência desta tendência. Nos Estados Unidos, apenas seis grandes grupos concentram 70% de toda a distribuição de insumos", conta. Ele acredita que logo o Brasil, onde o setor é pulverizado em muitas empresas regionais, terá a mesma concentração.

A busca por um parceiro pela Agro100 começou a ser planejada em 2014, conforme conta o empresário. "Contratamos uma consultoria independente para implantar nossa governança.
Além de obtermos resultados importantes na área comercial, melhoramos em muito nossa gestão", afirma. A empresa, na visão do sócio, ganhou credibilidade. "Sabíamos que, para conseguirmos interessados, teríamos de mostrar que a empresa realmente espelha aquilo que está no papel", declara.

Segundo Bussadori, o nível de governança revelou-se um dos principais atrativos da Agro100. No início do ano, a empresa contratou uma empresa especializada em fusões e aquisições. "Recebemos cerca de 20 propostas de grupos nacionais e internacionais", conta. A opção pela Aqua Capital teria sido pelo fato de o fundo de investimento manter foco no agronegócio.

MELHOR MOMENTO 
O empresário diz que a empresa, fundada há 21 anos por ele e quatro amigos agrônomos, vive seu melhor momento. No ano passado, faturou perto de R$ 1 bilhão. Com o novo sócio, eles esperam triplicar a receita bruta em cinco anos. "Para fazer uma grande expansão precisávamos deste novo capital", revela.

Ele conta que o conselho de administração da companhia já está formado. O próprio Bussadori deve assumir a presidência e ter ao seu lado o sócio do Aqua Capital, Sebastian Popik, e o ex-presidente da FMC Insumos, Antonio Zem.

A Agro100 reúne 24 lojas de insumos e 13 unidades de recebimento de grãos no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, empregando 512 funcionários. De acordo com a empresa, são mais de 4 mil clientes.

COMPRADOR
Sebastian Popik, do Aqua Capital, diz acreditar no "potencial de crescimento" da Agro100. Fundado em 2009, o fundo vem adquirindo participações em empresas do agronegócio desde então. Hoje são dez, entre fábricas de fertilizantes, operador logístico frigorificado, e de produção na área de aquacultura. "Estamos vendo com carinho o setor de revendas desde o ano passado, quando fizemos o primeiro investimento", afirma ele, referindo-se à Rural Brasil, que distribui insumos no Centro-Oeste. A aquisição anterior à da Agro100 ocorreu no mês passado, quando foi adquirido o controle acionário da Casa da Vaca, distribuidora de produtos animais em Minas Gerais.

Popik confirma que o setor passa por um processo de concentração no País com a entrada de vários players, muitos asiáticos. "Esse caminho faz todo sentido porque permite um ganho de escala e uma profissionalização maiores do setor."

Segundo ele, 97% dos investidores do fundo são estrangeiros. "São empresas tipicamente financeiras, fundos de pensão, fundos soberanos", exemplifica. De acordo com o empresário, o Aqua detém capital de US$ 650 milhões.
Nelson Bortolin
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2