[Fechar]

Últimas notícias

Roney Marczak e Escola Sol Maior são homenageados na Assembleia




O violinista londrinense Roney Marczak participou da sessão de hoje (dia 26) da Assembleia Legislativa do Paraná, a convite do deputado estadual Tercilio Turini, e apresentou o trabalho realizado na Escola de Música Sol Maior, em Londrina. Ele destacou a importância de se investir na educação e na formação cultural das crianças, adolescentes e jovens. “É o caminho mais seguro para a construção de um País melhor”, afirmou.

O músico lembrou que dificuldades sempre vão existir, para todos. “Com educação e conhecimento, as pessoas conseguem dar a volta por cima. A música, a arte e a cultura têm o poder de criar condições para o cidadão seguir em frente e superar obstáculos”, disse, baseado na experiência da Escola Sol Maior, que já descobriu e potencializou o talento de centenas de alunos carentes que se transformaram em músicos profissionais, muitos atuando em outros países.

Marczak pediu apoio aos deputados estaduais para ampliar o trabalho da instituição. “Desde 2001, quando iniciamos o projeto, são mais de 15 anos de luta sem dinheiro público. Milhares de alunos começaram a aprender musica na escola e o resultado é bastante positivo: a música mudou a vida de muitas pessoas”, relatou. Atualmente, a escola tem 15 professores e 160 alunos, 78 deles bolsitas.

Tercilio Turini parabenizou a Escola Sol Maior e seu fundador Roney Marczak. “É um exemplo de projeto social que proporciona a oportunidade de uma vida melhor para crianças, adolescentes e jovens”, afirmou. Ele, o presidente da Assembleia, Ademar Traiano, e outros deputados homenagearam o músico e a instituição com diplomas de Menção Honrosa. Turini é autor de projeto de lei que concede utilidade pública estadual à escola, ampliando as possibilidade de captação de recursos em projetos culturais.

O violinista aproveitou para mostrar um pouco do seu talento. Primeiro executou o Hino Nacional, depois acompanhado do músico Samuel Angelo Teodoro, formado na Escola Sol Maior, tocaram a composição “Marcha Turca”, de Mozart. Também estavam presente o diretor administrativo da instituição, empresário Marcelo Cassa, e a esposa do violinista Daniela Marczak.

Fotos: Pedro Oliveira/Alep e Noemi Froes/Alep

Nenhum comentário

UA-102978914-2