Escolas abrem inscrições para provas online da EJA



As escolas que oferecem a EJA presencial também estão com as matrículas abertas; aulas começam em 26 de julho

Estudantes que não concluíram o ensino fundamental ou médio no período regulamentar podem se inscrever para os exames online da EJA (Educação de Jovens e Adultos) 2017. As inscrições seguem até 11 de outubro, mas os candidatos devem ficar atentos aos prazos porque os calendários são específicos para cada disciplina e nível de ensino. No Paraná, 278 escolas estaduais vão oferecer as provas. Na área de abrangência do NRE (Núcleo Regional de Educação) em Londrina, são 17 unidades de ensino, sendo nove em Londrina, duas em Rolândia, duas em Cambé e uma em cada um dos seguintes municípios: Florestópolis, Ibiporã, Porecatu e Sertanópolis.

Entre 10 e 31 de julho, serão feitas as inscrições para a primeira etapa do ensino fundamental. Quem se inscrever nesta fase poderá fazer as provas para as disciplinas de língua portuguesa e redação, língua estrangeira moderna (inglês), matemática, ciências, educação física e arte. As provas acontecem em 9 de agosto.

Para a segunda etapa do ensino fundamental, as inscrições vão de 21 de agosto a 11 de setembro, com provas marcadas para 27 de setembro. Nesta fase voltam a ser aplicadas provas de língua portuguesa e redação, matemática, educação física e arte, além de história e geografia.

Já as inscrições para as duas fases do ensino médio começam em 28 de setembro e terminam em 11 de outubro com datas diferentes para as provas, conforme as disciplinas. Em 25 de outubro serão feitos os exames de física, biologia, sociologia, química, geografia e filosofia e em 8 de novembro acontecem as provas para as disciplinas de língua portuguesa e redação, língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol), matemática, educação física, arte e história.

MÉDIA 
As inscrições devem ser feitas no estabelecimento de ensino no qual o candidato tem interesse em fazer as provas, que serão aplicadas nos laboratórios de informática. Para serem aprovados, os candidatos deverão alcançar média 6.0 em todas as disciplinas.

Para se inscrever é necessário levar o RG original e uma cópia. Para o ensino fundamental, é necessário ter idade mínima de 15 anos e, para o ensino médio, 18 anos. As inscrições são gratuitas, mas o número de vagas é limitado e os candidatos serão selecionados conforme alguns critérios. Terão prioridade os candidatos que comprovarem, mediante declaração do empregador, que desempenham funções que os impedem de frequentar a escola regularmente. Em seguida serão priorizados os alunos que necessitam concluir uma ou duas disciplinas.

Os outros critérios de seleção são candidatos com diagnóstico emitido por especialista que ateste a necessidade de atendimento especial, pessoas que frequentaram instituições de ensino com problemas em atos legais e alunos oriundos de instituição que teve perda de documentação. Em todas as categorias, a idade é critério de desempate, com vantagem para os mais velhos.

"A procura aqui é grande, mas existem os critérios e quando vêm alunos interessados apenas em terminar o ensino fundamental ou médio, orientamos que não façam o provão e frequentem as aulas presenciais porque o provão vai sair com a certificação vazia, sem carga horária. E em alguns cursos pós ensino médio é exigida carga horária", explicou a diretora do Ceebja Herbert de Souza, Vilma Maria Rondon Foganholi.

LEGISLAÇÃO
Essa forma de conclusão do ensino fundamental e médio está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e é realizada anualmente pela Seed. Em 2016, 395 pessoas se inscreveram para fazer as provas online em nove escolas da região do NRE em Londrina. Neste ano, são oito escolas a mais, mas o núcleo não tem uma expectativa de quanto deve aumentar a procura. "A LDB prevê a nível federal e estadual que todos os órgãos têm a obrigatoriedade de aplicar esse exame de certificação e temos uma procura muito grande. Muitos alunos não querem ir para a escola e querem concluir os estudos dessa forma, acelerar a conclusão dos estudos, mas esse não é o objetivo. O objetivo das provas online é atender as pessoas que têm uma situação impeditiva na frequência da escola regular, por isso o número limitado de vagas. Não é tão acessível assim", explicou a coordenadora da EJA do NRE em Londrina, Márcia Pitta. "É uma estratégia que tem um público bem definido para o atendimento."

As escolas que oferecem a EJA presencial também estão com as matrículas abertas até a próxima segunda-feira (17). As aulas começam em 26 de julho.

Mais informações sobre as provas online da EJA podem ser obtidas no site da Seed (www.educacao.pr.gov.br).
Simoni Saris
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA
Escolas abrem inscrições para provas online da EJA Escolas abrem inscrições para provas online da EJA  Revisado por Blog do Chaguinhas on 10:26:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios