[Fechar]

Últimas notícias

Secção Cabiúna faz 80 anos e resgata história de imigrantes

Antigos moradores, familiares e lideranças da comunidade nikkei comemoraram os 80 anos da Seção Cabiúna, localidade rural no município de São Sebastião da Amoreira que por muito tempo concentrou imigrantes japoneses. Quando foi fundada eram apenas duas famílias, depois chegou a ter 140 e agora reúne cerca de 30.
A festa organizada pela Associação dos Agricultores Amigos da Seção Cabiúna teve a presença do cônsul geral do Japão, Hajime Kimura, do deputado estadual Tercilio Turini, do prefeito Ademir Lourenço Gouveia (Pardhal) e diversos representantes da colônia japonesa. Turini parabenizou os organizadores, demais participantes e destacou:
“A história da Seção Cabiúna é um exemplo da união, do trabalho e da superação das famílias de japoneses que vieram para o Brasil em busca de novas oportunidades. Imigrantes de muita coragem que chegaram com vontade de vencer, desbravaram florestas e com muito esforço contribuíram bastante para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil.”
“Essa comemoração dos 80 anos da Seção da Cabiúna é muito importante para lembrar que foi preciso muita persistência para superar as dificuldades. Com trabalho duro na agricultura, os pioneiros conseguiram sustentar suas famílias e repassar às gerações seguintes os seus valores éticos, morais e culturais.”
“Outra questão importante que precisa ser destacada é o quanto os imigrantes japoneses valorizaram a educação: pouco depois de chegarem a Cabiúna, uma das primeiras iniciativas foi construir uma escola.”
“Pouquíssimas comunidades preservam a história de seus antepassados. A Seção Cabiúna, com essa comemoração de 80 anos e a homenagem aos pioneiros, ajuda a resgatar a memória e deixa para as futuras gerações o registro de como foi o passado. Assim é que se constrói o futuro.”
“Parabéns à Associação dos Agricultores Amigos de Seção Cabiúna, que organiza essa bonita festividade. Parabéns a todos que têm sua vida ligada à Seção Cabiúna, localidade inclusive mais antiga que o município de São Sebastião de Amoreira. É uma honra ter a presença do Cônsul Geral do Japão aqui conosco. Isso demonstra a relevância dessa comemoração.”

Nenhum comentário

UA-102978914-2