Secretário de Segurança articula derrubada do comandante da PM do Paraná



Deputados estaduais relatam à coluna que o secretário de Segurança do Paraná, Wagner Mesquita, age – não tanto na surdina – para tirar do comando da Polícia Militar o coronel Mauricio Tortato. Quer aproveitar o fato de que no próximo dia 13 de agosto Tortato alcança o tempo para a reforma (aposentadoria, no jargão militar). Entretanto, esse não é fator determinante para a saída dele do comando. Se ainda estiver no exercício, a data fatal pode ser adiada se o governador Beto Richa (PSDB) quiser mantê-lo no posto.

As relações de Mesquita com Tortato, porém, não são boas. Os dois não sentam à mesma mesa para tratar de assuntos que digam respeito à segurança pública. O coronel, normalmente, prefere despachar e se entender diretamente com o 3.º andar do Palácio Iguaçu. Sentindo o vácuo no seu quintal, o secretário quer preenchê-lo com um outro coronel mais maleável e mais sensível politicamente do que tem sido o atual comandante.
Por isso, como sabe que o governador não tem, pessoalmente, a intenção de tirar Maurício Tortato do comando da PMPR, o secretário estaria agindo para criar um fato político, acreditando que alguns deputados aceitem a incumbência de levar até Richa argumentos que o levem a considerar a substituição. Os deputados que foram procurados por Mesquita e avisaram a coluna pediram sigilo da fonte.
Um dos sintomas que levam à interpretação de que o secretário atua no sentido de desprestigiar a PMPR estaria na desproporção dos repasses dos fundos rotativos: a Polícia Civil, embora tenha um efetivo muito menor, recebe muito mais. Para a Polícia Civil, foram destinados R$ 19 milhões, enquanto que para a PM apenas R$ 7 milhões.

Oficiais da Polícia Militar, também ouvidos pela coluna, lamentam que a corporação esteja sendo levada à instabilidade. Há fortes correntes internas que defendem a permanência de Tortato no comando e também agem junto ao governador para que ele não aprove a substituição.

FONTE - GAZETA DO POVO
Secretário de Segurança articula derrubada do comandante da PM do Paraná Secretário de Segurança articula derrubada do comandante da PM do Paraná Revisado por Blog do Chaguinhas on 20:24:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios