[Fechar]

Últimas notícias

Dom Geremias toma posse como arcebispo de Londrina

Dom Geremias Steinmetz, 52, tomou posse como o quinto arcebispo de Londrina na tarde de sábado, sob os olhares emocionados de mais de quatro mil fiéis. Para dar as boas-vindas ao novo arcebispo de Londrina, foi realizada uma celebração eucarística na Catedral Metropolitana com a presença de autoridades civis e religiosas, incluindo dom Orlando Brandes (que esteve à frente da Arquidiocese de Londrina de 2006 a 2016 e atualmente é arcebispo de Aparecida) o administrador apostólico dom Manoel João Francisco, bispo de Cornélio Procópio.

Saulo Ohara
Saulo Ohara


"Agora chegou a hora", disse dom Geremias, enquanto acompanhava a chegada de fiéis, vindos de várias cidades, incluindo Paranavaí (Noroeste), onde esteve à frente da Diocese durante seis anos.

Dom Geremias enfatiza o desejo de trabalhar mais perto com as lideranças. "Nesse quesito, percebo que a arquidiocese tem uma grande caminhada. Já percebi aqui leigos muito bem preparados, com conhecimento nas questões da Igreja. Particularmente, trago no coração a vontade de trazer para Londrina, como já foi feito com certeza em outros tempos, o melhor da discussão pastoral no Brasil e no mundo, e fazer com que nossas lideranças consigam acompanhar esse pensamento", afirma.

O novo arcebispo fez questão também de dizer que está assumindo uma grande responsabilidade, o que vai significar muito trabalho, reflexão, oração e síntese das grandes questões teológicas. "Tenho certeza que Deus nos dando saúde, disposição para o trabalho não nos falta", completa.

Na celebração, após a leitura do decreto de nomeação, dom Orlando e dom Manoel passaram para as mãos do novo arcebispo, o báculo, símbolo do serviço pastoral, ponto alto da cerimônia de posse.

JORNADA
Nascido em 26 de fevereiro de 1965, em Sulina (Sudoeste), dom Geremais Steinmetz entrou para o Seminário Menor São João Maria Vianey, aos 12 anos. Em 1991, em sua terra natal, foi ordenado padre. Ao longo dos anos, foi vigário paroquial na Catedral do Senhor Bom Jesus, reitor do Seminário de Filosofia Bom Pstor e Diretor do Instituto Sapientia de Filosofia, fez mestrado em Liturgia pelo Instituto Santo Anselmo, em Roma, na Itália e foi nomeado bispo em março de 2011, assumindo a Diocese de Paranavaí. Também foi eleito vice-presidente do Regional Sul II da CNBB e bispo referencial da Cáritas Regional.
Micaela Orikasa Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2