[Fechar]

Últimas notícias

Londrina sedia encontro de capoeira para mulheres

Ideia do encontro surgiu porque, apesar de muitas mulheres serem praticantes, ainda há pouca representação feminina na liderança das rodas


Londrina sedia nos dias 21 e 22 de outubro o Encontro Feminino de Capoeira – Muruca (Mulheres, Resistência e União na Capoeira). O evento será na vila cultural Alma Londrina (rua Mar del Plata, 93) e vai reunir atividades práticas e palestras sobre a capoeira praticada pelo público feminino.

Mestre em atividade física e saúde e praticante de capoeira há 15 anos, a organizadora do encontro, Daniela Rosa Américo, explica que a ideia de reunir mulheres para praticar e aprender sobre capoeira surgiu porque, apesar de muitas delas serem praticantes, ainda há pouca representação feminina na liderança das rodas. "A capoeira só passou a ter mestres mulheres, por exemplo, agora no século 21. Em geral, elas figuram como ajudantes, mas não têm papel principal na prática", opina.

Uma das palestras do evento, proferida pela historiadora Ingrid Ávila, vai justamente resgatar a participação das mulheres na história da capoeira. "Zumbi do Palmares foi um guerreiro que teve um papel importante na libertação dos escravos e a capoeira fez parte dessa história. A história de Dandara dos Palmares, que lutava ao lado dele e liderava o quilombo é sempre omitida", exemplifica. Já a mestre em Análise de Comportamento Amanda Oliveira de Moraes vai falar sobre a relação entre capoeira, autoestima e empoderamento.

Na parte prática, haverá uma oficina de capoeira primitiva, cujo objetivo é resgatar movimentos ancestrais da luta. "Além disso, haverá um treinamento baseado nos ciclos mensais da mulher para ensiná-las a tirar o melhor da prática em todos os períodos do mês", diz, lembrando que o corpo feminino muda ao longo do ciclo menstrual.

Para participar, é preciso entrar no evento #MurucaLondrina no Facebook e fazer a inscrição online. Mais informações pelo telefone: (43) 99915-3037.
Carolina Avansini
Reportagem Local de Londrina

Nenhum comentário

UA-102978914-2