[Fechar]

Últimas notícias

Homem destrói imagem do Padroeiro na Catedral

Doada à Igreja há cerca de 40 anos, imagem de aproximadamente 2,5 metros ficou totalmente destruída


A principal imagem do Sagrado Coração de Jesus da Catedral Metropolitana de Londrina foi destruída no início da noite desta quarta-feira (3) por um homem de 34 anos. Por volta das 18 horas, logo após o fechamento do prédio, ele pulou a grade de ferro, quebrou vitrais e, aos gritos, se dirigiu à representação do Padroeiro da cidade. Segundo alguns fiéis que presenciaram a invasão, o homem se agarrou à imagem de aproximadamente 2,5 metros e a derrubou no chão. A cabeça da estátua ficou totalmente destruída.

De acordo com o monsenhor Bernard Gafá, o homem foi contido por seguranças e por alguns fiéis, mas não reagiu. "A única coisa que ele disse era que estava na Bíblia, que era errado adorar imagens", contou. Depois de ser dominado, ele sentou-se em um dos bancos da catedral até a chegada da Polícia Militar. O rapaz foi detido e encaminhado para a Central de Flagrantes no 4º Distrito Policial. Até o fechamento da edição, os investigadores aguardavam a chegada do delegado de plantão.

Segundo Gafá, o agressor carregava uma Bíblia e um livro de cânticos de uma igreja evangélica. O religioso contou que, nos 31 anos que está na catedral, nunca havia presenciado um ato de intolerância religiosa. "A Catedral já havia sido alvo de roubos e furtos. Até a toalhinha do altar já foi levada, mas uma coisa dessas é a primeira vez que acontece", lamentou. "Eu não sei se ele é doente ou não, mas ele é fanático e não respeita os lugares sagrados. Ele invadiu aqui. Não é com atitudes como essa que nós vamos criar clima de paz e de convivência entre as várias correntes diferentes. Todos temos que respeitar uns aos outros", acrescentou.

A imagem foi doada há cerca de 40 anos e, segundo o monsenhor, uma restauração é improvável. Vera Lúcia Oliveira, coordenadora da Pastoral Familiar da Catedral, contou que viveu momentos de pânico. "Meu medo era que ele tivesse armado e pudesse atacar alguém, mas a fúria dele foi direcionada ao Sagrado Coração", disse.

O monsenhor, que fica na Catedral até o dia 11 de janeiro, comentou que deve rever alguns pontos da segurança do prédio, mas ressaltou que a ação foi "totalmente inesperada". No próximo dia 17, Gafá será transferido oficialmente para a Paróquia Imaculada Conceição. "É um fato triste que eu preferia que não tivesse ocorrido na minha despedida da Catedral", queixou-se.(Colaborou Guilherme Marconi)
Celso Felizardo e Viviani Costa
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2