[Fechar]

Últimas notícias

Fomento à cultura da inovação no Norte Pioneiro

Conceito, atitudes e características do empreendedorismo estão entre os temas da primeira fase de estudos.

O escritório do Sebrae/PR, em Jacarezinho, deu início, no mês de junho, ao Programa de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia. O objetivo é levar conteúdo sobre as temáticas a professores do ensino médio e técnico e representantes da sociedade civil dos municípios da região, para fomentar a cultura da inovação no território. A iniciativa conta com a parceria do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro e Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho.

O programa está dividido em duas etapas. A primeira será realizada em cinco encontros e vai abordar os módulos: conceito empreendedorismo, descobrindo atitudes empreendedoras, características de comportamento empreendedor, trabalho e negócio, e pensando no futuro. Essa primeira etapa do curso se encerrará em 30 de agosto. Na segunda fase, que ocorrerá em setembro, serão trabalhados os temas: conceito e aplicação de inovação e propósito do trabalho no Norte Pioneiro, conceito e aplicação de meetup e design thinking, e conceito e aplicação de canvas e MVP.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, o Norte Pioneiro enfrenta um cenário de envelhecimento da população e evasão de jovens, que deixam a região para buscar trabalho em grandes centros. "A inciativa traz conceitos ligados ao empreendedorismo, tecnologia e inovação que podem ser trabalhados nas escolas e universidades para incentivar os jovens a criar novas oportunidades de negócio e permanecer no território", projeta.

A coordenadora pedagógica do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Jacarezinho, Rejane Cristina Rocha Balsan, diz que tem recebido elogios de professores em relação aos treinamentos. Ela afirma que a intenção é desenvolver os conteúdos com os alunos e incentivá-los a criar projetos para levar à GeniusCon 2018, maior feira de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Norte Pioneiro. "No ano passado, tivemos apenas uma escola representando o Núcleo na feira. Queremos que, neste ano, mais escolas participem", aponta.

Para a mantenedora e coordenadora pedagógica do ensino médio e fundamental II do Colégio Mega, Luciane Gomes Brondani, o conteúdo do programa pode ser aplicado em todos os níveis de ensino. "Já estou adotando do maternal até o ensino médio e queremos implantar no ensino superior", afirma Luciane, que também é coordenadora na Fati Fajar. Para ela, as temáticas são importantes para a formação profissional e também para a vida.

O professor e técnico em física no NRE de Jacarezinho, Everson Vargas, concorda. Ele diz que, além de levar o conhecimento aos alunos, vai utilizar o aprendizado na empresa que pretende criar no futuro. "Estamos aprendendo muitas metodologias e técnicas novas para aplicar em sala de aula", elogia. O programa se estende até setembro de 2018 e o próximo encontro da turma já está marcado para 2 de agosto.



Nenhum comentário

UA-102978914-2